01/09/01 |

Batata Eliza é lançada no mercado nacional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Vinte anos de pesquisa, centenas de testes nos laboratórios e campos experimentais e finalmente surge a mais nova cultivar de batata nacional, Eliza, oficialmente lançada no 11º Encontro Nacional de Produção e Abastecimento de Batata, realizado em Uberlância-MG, entre 20 e 21 de outubro.

No evento mais de 1.400 pessoas, entre técnicos e produtores, conheceram a cultivar desenvolvida pela Embrapa Clima Temperado, de Pelotas-RS, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O primeiro cruzamento para obtenção desse novo material foi realizado em Pelotas na safra de 1981 e depois realizadas seqüências de seleção e multiplicação até a formato atual da batata Eliza. Ela apresenta como diferencial o fato de constituir-se no primeiro material brasileiro de película amarelada capaz de competir com as cultivares importadas, especialmente da Europa, que hoje dominam o mercado brasileiro e requerem contínuas importações de semente.

Segundo o pesquisador Arione Pereira, responsável pelo lançamento, a cultivar Eliza apresenta ainda como vantagem a sua ampla adaptação às condições brasileiras, já que foi desenvolvida e testada aqui. Além disso é resistente às principais doenças das folhas (requeima e pinta preta), que reduz em até 50% o número de aplicações de fungicidas nas lavouras diminuindo assim os custos de produção e o impacto ambiental negativo.

Os produtores interessados obter a nova cultivar já podem entrar em contato com o Escritório de Negócios da Embrapa em Canoinhas-SC, pelos fones (0XX47) 6240127 ou 6242077. A reserva de semente pode ser feita agora para a safra que começa no início de 2002.

Jorn. Antônio Heberlê - MTb 6160 Embrapa Clima Temperado (Pelotas-SC)  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças\Batata 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/