01/09/01 |

Dia de Campo na TV: Como combater a resistência de plantas daninhas a herbicidas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar em 28 de setembro, sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (hora de Brasília), vai tratar da resistência de plantas daninhas a herbicidas. O programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O aumento do número de plantas resistentes a um ou mais grupos de herbicidas tem preocupado agricultores e técnicos. Essa resistência pode causar falhas no controle de plantas daninhas nas lavouras. Entre as plantas daninhas resistentes encontradas nas lavouras de soja, por exemplo, estão a leiteira, o picão preto e o carrapichão. A Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS) vem pesquisando diferentes formas e produtos para o controle de plantas daninhas e para evitar a resistência.

Quando são identificados casos de resistência, o ideal é trocar de herbicida ou combiná-lo com outro produto que tenha mecanismo de ação diferente. O uso de altas doses requeridas para o controle de plantas daninhas resistentes, além de ser mais caro, também produz maior impacto ambiental. Isso ocorre porque o produtor terá de utilizar mais produtos químicos, sem o resultado desejado.

Para definir qual será o herbicida mais adequado e sua dose correta, o produtor deve buscar a orientação de um técnico, pois existem no mercado diversas marcas comerciais e princípios ativos diferentes que têm o mesmo mecanismo de ação. O produtor deve também usar produtos já recomendados pelos órgãos oficiais de pesquisa, que, dessa forma, têm ação comprovada.

O Dia de Campo na TV é transmitido do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica para todo o País, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, freqüência 3910, sinal aberto. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net e Sky).

O programa é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-610505 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo e-mail diacampo@sct.embrapa.br.

Jornalista: Rafael Faria Embrapa Informação Tecnológica Telefone: (61) 448-4278 E-mail: rafael@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/