01/09/01 |

RJ sedia Conferência Internacional sobre Recuperação de Áreas Degradadas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Hotel Glória (bairro da Glória, zona Sul da cidade do Rio de Janeiro) abrigará, entre os dias 17 e 21 de setembro, a III Conferência Internacional sobre Degradação de Terras. O evento é organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e contará com a participação das maiores autoridades mundiais em solos e recuperação de áreas degradadas.

Na cerimônia de abertura - que acontecerá no dia 17, às 9h – estarão presentes os Ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinicius Pratini de Moraes; do Meio Ambiente, José Sarney Filho; o Presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal; e o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Fernando Peregrino.

O tema da conferência é Degradação de Terras: Novas Tendências Visando a Sustentabilidade Global e o seu presidente é o pesquisador da Embrapa Solos Antonio Ramalho Filho (chefe geral da Embrapa Solos entre 1994 e 2000 e presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo de 97 a 99). As resoluções tomadas neste evento serão levadas à Convenção de Combate à Desertificação da ONU (http://www.unccd.int/main.php), que acontecerá em Genebra, na Suíça, de 1º a 12 de outubro.

O congresso contará com a participação de 200 pesquisadores, sendo 60% do exterior.Grandes nomes da ciência do solo participarão do evento, como Ian Rannan (Austrália), especialista em ética, política e legislação de degradação do solo; Julian Dumanski (Canadá), pai do conceito de sustentabilidade na agricultura, que falará sobre mudanças globais e sequestro de carbono; Harri Eswran (Estados Unidos), chairman do Grupo de Trabalho sobre Degradação das Terras da União Internacional de Ciência do Solo e pesquisador do Departamento Norte-Americano de Agricultura (USDA); Christian Feller (França), que discorrerá sobre fertilidade e sistemas agrícolas sustentáveis; Romano Kiome (Quênia), pesquisador da empresa queniana de pesquisa agropecuária; Samir A. El-Swaify (Estados Unidos), professor da Universidade do Havaí e pesquisador nas áreas de conservação do solo e processo de degradação das terras; Richard Arnold (Estados Unidos), diretor de Levantamento de Solos no Serviço de Conservação de Recursos Naturais do Ministério da Agricultura dos Estados Unidos.

Durante a conferência, será montado um pavilhão de estandes, onde estarão presentes empresas e institutos de pesquisa. No dia 19 será realizada ainda uma excursão técnica de um dia pelo Estado do Rio de Janeiro, onde serão pesquisados os solos locais. Após o evento os participantes poderão optar por quatro grandes excursões pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul do país. O objetivo é que os visitantes possam unir pesquisa e turismo. Outras dados podem ser conseguidos na página do evento: http://www.cnps.embrapa.br/icld3.

Jornalista: Carlos Dias (MTb-20.395/RJ) Embrapa Solos Telefone: (21) 2274-4999 R-278 (Embrapa Solos) ou 2205-7272 (Hotel Glória, durante o evento) E-mail – carlos@cnps.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/