01/09/01 |

Maranhão ganha site de zoneamento ecológico-econômico da região

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Maranhão situa-se numa zona de transição entre o clima tropical úmido da Amazônia e o semi-árido nordestino, e apresenta grande diversidade de situações ecológicas. A longa história de sua ocupação humana diversificou ainda mais seu território, acentuada por novas formas de uso das terras nos últimos anos. Essa diversidade representa um potencial excepcional para o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis como turismo ecológico, agronegócio e uma série de empreendimentos no setor primário.

Preocupado em conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, ampliando sinergia e sustentabilidade das atividades produtivas, o Governo do Maranhão desenhou e implantou um processo de zoneamento ecológico-econômico (ZEE), pioneiro em todo o país. Trata-se de um verdadeiro sistema de gestão territorial e ambiental integrada, desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite, com apoio do Ministério do Meio Ambiente. Esse sistema de gestão ambiental é capaz de responder a toda uma série de indagações que preocupam o planejamento e o desenvolvimento econômico e ambiental. Ele não se limita a atender demandas governamentais, mas está aberto a qualquer usuário.

O acesso aos dados é absolutamente transparente e gratuito. Baseado, sempre que possível, em softwares de domínio público, seus produtos, de fácil utilização, estão disponíveis na Internet, 24 horas por dia, 7 dias por semana, passíveis de consultas e até de cruzamentos de dados, de forma remota, gratuita e amigável. O sistema oferece mapas, imagens de satélite, fotos aéreas, dados numéricos e admite consultas por município, região de governo e para o conjunto do Estado.

Na primeira etapa do ZEE, foi reunido o essencial dos dados e mapas básicos do Estado do Maranhão (topografia, infraestrutura viária, divisão administrativa, áreas indígenas, unidades de conservação etc.) que encontravam-se dispersos em vários organismos. Toda essa informação – em diversas escalas - foi uniformizada, colocada em base digital e disponibilizada no site do ZEE. Por exemplo, os mapas do IBGE/DSG/SUDENE, na escala 1:100.000, difíceis de serem encontrados por problemas de antigüidade, edições esgotadas, dispersão etc. foram reunidos, escaneados, corrigidos, georreferenciados e encontram-se todos disponíveis no site do ZEE.

Quem deseja conhecer o uso das terras e a ocupação humana no Estado, numa região de governo ou num determinado município, pode recorrer a uma série de fontes disponibilizadas no ZEE. Imagens de satélite cobrindo todo o Estado, com cerca de 30 metros de resolução, podem ser consultadas, obtidas e utilizadas facilmente, tanto em base digital original, como sob a forma de cartas-imagens na escala 1:250.000, devidamente georreferenciadas, onde as principais estradas, localidades e toponímias foram colocadas. Trata-se do primeiro Estado do Brasil produzir e disponibilizar cartas-imagens para a totalidade do seu território. O ZEE também elaborou dois mosaicos de imagens orbitais do Estado, um para 1984 e o outro do ano 2000. A consulta e a comparação das informações é simples, graças a um software desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite.

Da mesma forma, quem deseja informações sobre a sócio-economia do Estado do Maranhão, encontra no site do ZEE dados hierarquizados sob a forma numérica e de mapas. O interessado pode gerar com dados do IBGE, SUS, GEPLAN, Banco do Brasil e de várias fontes, os mapas do seu interesse e explorar sua repartição espacial. Por exemplo, caso o mapa apresentado no ZEE não atenda satisfatoriamente o usuário, um sistema inédito permite que ele defina para cada uma das variáveis de seu interesse, o número e a extensão de classes, o tipo de estatística que deseja aplicar e até a cor de cada classe no mapeamento. Cerca de 5700 mapas sobre agronegócio, saúde, educação, sistema financeiro, energia, telefonia, população e cidadania foram elaborados mas um número infinito de mapas pode ser gerado por cada usuário em função de seus interesses e preocupações no âmbito do ZEE.

A definição e conteúdo das bases de dados estão sendo continuamente refinados em função da demanda e do uso real a que se destinam. Já existem no site 6.319 mapas elaborados e disponíveis. Novas informações ainda serão agregadas sobre o meio físico e biótico. Zoneamentos específicos estão sendo elaborados em função de problemas e demandas precisas. Uma moderna estrutura de informática e rede de comunicação, específica para o ZEE, foi instalada na GEPLAN, com a colaboração da Embrapa, e funciona em tempo integral. Ao longo deste ano foram entregues pela Embrapa à GEPLAN 42 CDs com imagens, dados numéricos e cartográficos relativos a ecossistemas e atividades econômicas no Estado. A atualização do sistema é constante. Um exemplo é o Monitoramento Orbital das Queimadas. Elas são detectadas diariamente, a partir do satélite NOAA/AVHRR. Mapas semanais e mensais são disponibilizados no site do ZEE e para o acompanhamento do fenômeno.

Concebido como um processo participativo e interativo, o ZEE do Maranhão prossegue com trabalhos de campo, reuniões regionais e locais, novas parcerias com a comunidade científica e acadêmica, ONGs, setor privado etc. Novos dados seguirão sendo incorporados ao site do ZEE, tanto pela equipe responsável, como pelos usuários governamentais. Diferenciações específicas, em função das características ambientais e das atividades econômicas de cada região, também estão sendo implementadas.

Mais informações: Evaristo Eduardo de Miranda - mir@cnpm.embrapa.br Embrapa Monitoramento por Satelite - http://www.cnpm.embrapa.br Tel: (19) 3252-5977 - Fax: (19) 3254-1100  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/