01/09/01 |

Projeto de recuperação de áreas degradadas é premiado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O projeto de "recuperação de áreas degradadas com espécies vegetais", desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento , foi premiado com o terceiro lugar, na categoria Tecnologia do Prêmio Von Martius 2001, concorrendo com outros 195 finalistas, de todo o país. O prêmio foi instituído há dois anos, pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, sendo valorizado e reconhecido pela imparcialidade. O júri é formado por 5 jornalistas e 3 empresários.

O primeiro trabalho foi desenvolvido há 12 anos e a tecnologia foi testada com sucesso em mais de 15 localidades, em todo o Brasil. São áreas de mineração de ouro, bauxita, alumina e ferro, voçorocas, cortes de estrada em encostas em áreas urbanas com risco de deslizamento.

Recentemente, o sucesso do projeto atravessou fronteiras e a equipe de pesquisadores iniciou um projeto no Peru, em uma das nascentes do Rio Madeira, na Amazônia Peruana, levando experiência já desenvolvida na Amazônia brasileira. No local existe uma área degradada pelo garimpo de ouro de aproximadamente 8 mil hectares.

Jornalista: José Antônio Embrapa Agrobiologia Telefone: (21) 2682-1500 E-mail: jantonio@cnpab.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Solos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/