01/09/01 |

Pesquisador da Embrapa Gado de Corte é eleito o veterinário do ano de MS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador Pedro Paulo Pires, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi eleito pela Sociedade Sul-mato-grossense de Medicina Veterinária (Somvet) o veterinário do ano de 2001 em Mato Grosso do Sul. A homenagem é parte das atividades da XXIV Semana Veterinária, promovida pela Somvet em parceria com CRMV-MS, Buiatria-MS, Anclivepa-MS e Unimev-MS, alusivas ao dia do Médico Veterinário (9/09). A solenidade de premiação será realizada no dia 12/09 (quarta-feira), às 19h30, no Auditório do Sindicato Rural de Campo Grande.

O título conferido ao pesquisador campograndense se deve aos trabalhos científicos desenvolvidos por ele na área de saúde animal na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS). Mais recentemente, ganharam destaque suas pesquisas sobre identificação eletrônica de bovinos, com o uso de um transponder – base para uma proposta inédita de rastreamento do rebanho bovino e da carne no Brasil –, e seus trabalhos à frente do Laboratório de Diagnóstico de Doenças Animais (LADDAN) da Embrapa Gado de Corte. O LADDAN encontra-se equipado e em pleno funcionamento para atender à demanda de 2 mil exames por dia.

No dia 13/09 (quinta-feira), às 10h, dentro da programação da XXIV Semana Veterinária, o pesquisador Pedro Paulo Pires fará uma palestra sobre diagnóstico laboratorial de doenças em animais silvestres. Ele apresentará as doenças que já foram diagnosticadas e se encontram na literatura veterinária – como leptospirose, raiva, tuberculose, brucelose, leucose, toxoplasmose, febre suína africana, febre aftosa, a presença do vírus da dengue e a zoonose, ou seja, que é transmissível ao ser humano, chamada de febre Q, entre outras –, os testes utilizados para o diagnóstico e uma proposta de rastreamento desses tipos de doenças. Em Porto Alegre, RS, o pesquisador da Embrapa recebeu, recentemente, o prêmio da Expointer 2001 de destaque em pesquisa agropecuária, com a tecnologia do chip para identificação eletrônica.

Durante a Semana Veterinária, acontece também a homenagem ao zootecnista do ano, a comemoração dos 30 anos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a posse da diretoria da Sociedade e Proteção de Bem-Estar Animal e uma homenagem especial ao médico-veterinário Milton Thiago de Mello pelos serviços prestados em favor da preservação de animais silvestres, além de palestras técnicas.

A edição 2001 da Semana Veterinária acontece de 10 a 16 de setembro, no Sindicato Rural de Campo Grande, no Indaiá Park Hotel, na Embrapa Gado de Corte e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Jornalista: Thea Tavares Embrapa Gado de Corte Visite nossa Sala de Imprensa: http://www.cnpgc.embrapa.br Telefone: (67) 368-2023 E-mail: thea@cnpgc.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/