01/10/01 |

Bagé sedia curso de inseminação artificial para bovinos de corte

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza nesta segunda-feira, dia 22, até sexta-feira, dia 26 de outubro, na sede da Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS), o primeiro curso de inseminação artificial para bovinos de corte, num esforço conjunto entre a Embrapa, o SENAR-RS e a Associação/Sindicato Rural de Bagé.

O curso visa disponibilizar um maior número de profissionais capacitados a usar a biotécnica de inseminação artificial como instrumento melhorador da genética no rebanho de corte ao proporcionar resultados positivos ao programa de melhoria da carne de qualidade. O curso terá 40 horas, sendo 8 h/aula teóricas e 32 h/aula práticas, ministradas pelos pesquisadores Jocely Portella, Sergio Renan Alves e Joal Brazzale Leal.

As inscrições foram feitas pela Associação/Sindicato Rural de Bagé, que já confirmou o interesse de mais de 80 participantes, o que possibilitará cerca de mais 7 cursos sobre este tema. Segundo o pesquisador Jocely Portella a demanda pelo curso é intensa pelo fato de que há uma carência de oferta de reprodutores testados para realizar a monta natural e com a utilização da inseminação artificial, é possível acelerar este processo.

O curso é direcionado para profissionais, prestadores de serviço e produtores especializados na atividade de inseminação. Informações e seleção de interessados são realizados pela Associação/Sindicato Rural de Bagé, com o Sr. Ilo Boucinhas. Maiores detalhes pelo (053) 242-5262.

CENTRO DE RECRIA DE TERNEIRAS

A partir desta segunda-feira, dia 22 de outubro, a Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS) estará devolvendo às suas propriedades de origem 31 novilhas integrantes do centro de recria de terneiras leiteiras. Todo o rebanho com idade próxima ao parto, retorna às Colônias Nova e de Hulha Negra com excelentes resultados avaliados pelo pesquisador Jocely Portella, um dos coordenadores deste projeto, que conta com a participação da CAMAL e da EMATER-RS.

Cada produtor receberá uma ficha zootécnica, com recomendações específicas para cada um dos animais participantes do programa, possibilitando a realização do exercício da atividade de rastreabilidade do rebanho, considerada adequada para atingir algumas das finalidades do programa de carne e leite de qualidade. Neste informativo o proprietário tem a indicação das datas de nascimento, de inseminação, de previsão do parto, do último parto, peso e condição corporal e brincos de origem e da Embrapa, apresentando um banco de dados importante para o produtor acompanhar e controlar o desempenho de suas terneiras leiteiras.

Os produtores que receberão seus animais são: da Colônia Nova (Edegar Teixeira, Danilo Pereira, Valdir Esau, Wilson Priebe, Geraldo Duck, Breno Priebe, Zilak Coroche, Walter Ott, Eduardo Neufeld, Rudi Ott, Hilda Reinche, Hans penner, Hans Spenst, Sieghart Ott e Walter Wall) e da Colônia de Hulha Negra ( Manoel Acylo Azambuja, Edegard Willrich, Lindolfo Voss, Carlos Baier Filho, Rubens Krause de Lima, Oswaldo Willrich, Inácio Macke, Bruno Baumback e Walter Duck).

Jornalista: Cristiane Betemps (MTb 7418/33/34) Embrapa Pecuária Sul Telefone: (53)242-8499, ramal 239 E-mail: betemps@cppsul.embrapa.br http://www.cppsul.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Corte 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/