01/10/01 |

Workshop apresentará manual para empresários do setor moageiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Portaria do Ministério da Saúde tornará obrigatório adicionar ferro às farinhas de trigo e milho a partir do ano que vem, com o objetivo de diminuir a incidência de anemia na população. Assim, com a finalidade de auxiliar os empresários para o cumprimento da norma, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, elaborou manuais que serão apresentado aos empresários no próximo dia 7 de novembro. Das 9h às 17h, a Embrapa promoverá uma oficina de trabalho no auditório do SENAI-FIRJAN (Rio de Janeiro) para, além de apresentar os manuais, colher sugestões de empresários e técnicos da indústria moageira. Estarão presentes no evento representantes do Ministério da Saúde, FAO (órgão ligado às Nações Unidas), Associação Brasileira da Indústria do Trigo e Associação Brasileira da Indústria de Milho.

As publicações contêm informações sobre fontes de ferro, mix comercial, equipamentos (dosadores/ alimentadores), sistema de enriquecimento de farinha e sobre as farinhas enriquecidas (controle de produção e de qualidade, custos, legislação e rotulagem), entre outras.

A indústria moageira produz aproximadamente 8 milhões de toneladas de farinhas (7 milhões/t de trigo e 1 milhão/t de milho). A recomendação da Embrapa Agroindústria de Alimentos é de que sejam adicionados 40 gramas de fonte de ferro por tonelada, a um custo estimado de 1 centavo por quilo. Serão necessárias 320 toneladas de fonte de ferro para enriquecer toda a produção brasileira de farinhas.

A anemia é um sério problema de saúde pública. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que cerca de 50% das crianças em idade pré-escolar sofrem de anemia, o que pode provocar dificuldades no seu desenvolvimento físico e intelectual.

A oficina será realizada no Auditório do SENAI-FIRJAN, na Rua Mariz e Barros, 678, Tijuca, Rio de Janeiro, e está aberta a empresários do setor e demais interessados. As inscrições podem ser feitas na hora do evento ou com antecedência, pelo telefone: (21) 2410 7400 ou 2410 7501.

Programação

Manhã (9h às 12h) - Abertura - A atuação da Embrapa no desenvolvimento de tecnologias que promovam a saúde e a qualidade de vida da população – Bonifácio Hideyuki Nakasu, Diretor Executivo Administrativo da EMBRAPA - O papel da Embrapa Agroindústria de Alimentos no projeto de fortificação das farinhas com ferro – Marília R.Nutti, Chefe da Embrapa Agroindústria de Alimentos - A experiência internacional e o apoio do Micronutrient Initiative ao projeto brasileiro – Herbert Weinstein, consultor da Micronutrient Initiative - Estratégias do Ministério da Saúde no combate à anemia ferropriva – Denise Coitinho, Diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde - A legislação e a fiscalização das farinhas de trigo e de milho fortificadas com ferro – Ricardo Oliva, diretor da Agência Nacional da Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde - Discussão - Apresentação do Manual de Fortificação de Farinhas de Trigo e de Milho com Ferro – Rogério Germani, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos - Almoço

Tarde (13h30min às 17h) - Grupos de trabalho para coleta de subsídios para o aperfeiçoamento do Manual - Grupo do Trigo – Rogério Germani, Embrapa - Grupo do Milho – José Luis R. Ascheri, Embrapa Café - Apresentação dos resultados do Grupo do Trigo - Apresentação dos resultados do Grupo do Milho - Plenária – Coordenação: Ágide Gorgatti Netto, consultor da Embrapa Agroindústria de Alimentos - Encerramento

Jornalistas: Elisângela Santos (Mtb. 19500) e João Eugênio (Mtb 19.276) Embrapa Agroindústria de Alimentos Área de Comunicação Empresarial – ACE Tel.: (21) 2410-7488 Cel.(21) 9983-0025 E-mail: joao@ctaa.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Tecnologia Agroindustrial 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/