01/10/01 |

Embrapa define produção de novas sementes de arroz irrigado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está licenciando produtores de sementes que passarão a produzir e comercializar as novas cultivares de arroz irrigado lançadas pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS). Nesta primeira fase foram selecionados onze produtores gaúchos que já receberam as orientações dos técnicos e estão habilitados para multiplicar sementes das cultivares BRS Pelota e BRS Bojuru.

A preocupação da pesquisa é evitar que estas novas cultivares sejam infestadas com a principal invasora do arroz cultivado, o arroz vermelho. Por isso a Embrapa está licenciando produtores, cadastrados na empresa, para produzirem semente na classe certificada, onde o padrão para a invasora nociva é zero.

Segundo o Gerente do Escritório de Negócios de Passo Fundo, Airton França Lange, responsável pela produção e comercialização de Sementes Básicas, esta determinação deverá manter as cultivares com alto padrão de qualidade, beneficiando diretamente os agricultores e a indústria do arroz.

Os técnicos da Embrapa estimam que a produção da BRS Pelota (arroz de alta produtividade e qualidade de grão) atinja 5.600 toneladas, o que vai permitir a ampliação da área plantada. Quanto à cultivar BRS Bojuru, voltada para atender o mercado asiático, a produção é de 200 toneladas de semente certificada. Com esta produção, em 2002 poderão ser implantadas em torno de 40.000 hectares com sementes isentas de arroz vermelho nas lavouras do Sul do País, de onde sai 45% do arroz nacional.

Jornalista: Antônio Heberlê (MTb 6160) Embrapa Clima Temperado E-mail: heberle@cpact.embrapa.br Fax: (53) 275-8219 Telefone: (53) 275-8113  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Arroz 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/