01/10/01 |

Agricultura de Precisão é tema de reunião

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai promover uma reunião sobre Agricultura de Precisão no auditório da Embrapa Soja (Londrina/PR) no dia 19 de outubro, a partir das 8h30. O evento deve reunir mais de 60 representantes da assistência técnica, indústria, ensino, pesquisa e agricultores.

Durante o evento, será formalizado contrato de cooperação técnica entre a Embrapa e a Unesp de Botucatu e de Presidente Prudente para viabilizar o projeto de pesquisa sobre Agricultura de Precisão em sistemas de produção com soja nas regiões Central e Sul do Brasil.

A Agricultura de Precisão faz o manejo localizado da cultura, estudando cada porção da propriedade rural (características do solo, comportamento das cultivares, entre outros aspectos). "O desafio é entender as variações de cada área da propriedade e fazer a aplicação localizada de fertilizantes, insumos, maquinários e outros aspectos, de acordo com as necessidades específicas de cada local" diz o pesquisador Eduardo Alves da Silva, do convênio Seab-PR/Embrapa Soja.

A Agricultura de Precisão utiliza tecnologias e conceitos diferentes dos da agricultura tradicional. Um dos grandes diferenciais é o manejo localizado das tecnologias, em função da aquisição de dados - sobre física do solo, presença de camadas compactadas, química do solo e rendimentos da cultura.

Adquirir adequadamente os dados sobre a propriedade; entender os porquês das variações detectadas no rendimento das culturas e construir diagnósticos que permitam tomar decisões sobre aplicação localizada dos recursos de produção são os objetivos da Agricultura de Precisão.

Atualmente a Embrapa Soja faz pesquisa sobre Agricultura de Precisão em quatro áreas experimentais do Paraná (Fazenda Couro de Boi, em Londrina; Coamo, em Campo Mourão; Copervale, em Palotina e Copacol, em Cafelândia)", diz Alves da Silva.

Durante a reunião, será feito o lançamento do livro GPS- Sistema de Posicionamento Global do cartógrafo e professor da Unesp de Presidente Prudente, João Francisco Galera Monico. O GPS é uma das ferramentas de suporte utilizadas nos trabalhos da Agricultura de Precisão.

Programação

8h30Abertura da Reunião Esforços estratégicos da Embrapa Soja para estudo da Agricultura de Precisão. José Renato Bouças Farias – Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento
8h45 às 9h15Apresentação do Projeto – Estudo e Implementação da Agricultura de Precisão em Sistemas de Produção com Soja, nas Regiões Central e Sul do Brasil. Eduardo Alves da Silva – Embrapa Soja – Seab/PR.
9h15 às 9h45Análise da viabilidade econômica da Agricultura de Precisão. Antonio Carlos Roessing – Embrapa Soja.
9h45 às 10h15Variabilidade Espacial no rendimento das culturas e fatores relacionados. Eduardo Alves da Silva – Embrapa Soja – Seab/PR.
10h15 às 10h45Sistema FieldSatr – Monitoramento do rendimento das culturas. Astor Ricardo Kilpp – AGCO do Brasil.
11h às 11h30Geomática como suporte ao gerenciamento localizado da produção. Nilton N. Imai – Unesp, Faculdade de Ciências e Tecnologia, P.Prudente .
11h30 às 12h15Metodologias, equipamentos para manejo e controle localizado dos recursos. Ulisses Rocha Antuniassi – Unesp, Faculdade de Ciências Agrárias, Botucatu
          Manejo localizado de parâmetros físicos do solo.
Kléber Pereira Lanças – Unesp, Faculdade de Ciências Agrárias, Botucatu .
12h30Sistema GPS, situação atual e perspectivas de uso na Agricultura. João Francisco Galera Monico – Unesp, Faculdade de Ciências e Tecnologia. P.Prudente

Jornalista: Lebna Landgraf (MTb – 2903) Embrapa Soja Fone: (043) 371- 6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Instrumentação 
8h30Abertura da Reunião Esforços estratégicos da Embrapa Soja para estudo da Agricultura de Precisão. José Renato Bouças Farias – Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento8h45 às 9h15Apresentação do Projeto – Estudo e Implementação da Agricultura de Precisão em Sistemas de Produção com Soja, nas Regiões Central e Sul do Brasil. Eduardo Alves da Silva – Embrapa Soja – Seab/PR.9h15 às 9h45Análise da viabilidade econômica da Agricultura de Precisão. Antonio Carlos Roessing – Embrapa Soja.9h45 às 10h15Variabilidade Espacial no rendimento das culturas e fatores relacionados. Eduardo Alves da Silva – Embrapa Soja – Seab/PR.10h15 às 10h45Sistema FieldSatr – Monitoramento do rendimento das culturas. Astor Ricardo Kilpp – AGCO do Brasil.11h às 11h30Geomática como suporte ao gerenciamento localizado da produção. Nilton N. Imai – Unesp, Faculdade de Ciências e Tecnologia, P.Prudente .11h30 às 12h15Metodologias, equipamentos para manejo e controle localizado dos recursos. Ulisses Rocha Antuniassi – Unesp, Faculdade de Ciências Agrárias, Botucatu
          Manejo localizado de parâmetros físicos do solo.
Kléber Pereira Lanças – Unesp, Faculdade de Ciências Agrárias, Botucatu .12h30Sistema GPS, situação atual e perspectivas de uso na Agricultura. João Francisco Galera Monico – Unesp, Faculdade de Ciências e Tecnologia. P.Prudente

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/