01/10/01 |

Projeto Saúde Brasil começa na segunda-feira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O "Projeto Saúde Brasil-Evento Leite", que neste ano chega à sua quinta edição, será realizado de segunda a sexta feira (22 a 26 de outubro), na Embrapa Pecuária Sudeste(São Carlos/SP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Trata-se de visitas de 6 mil alunos de primeiro grau, previamente organizadas e divididas em grupos de 600, onde as crianças recebem orientação e explicações sobre as etapas da produção de leite e sobre as qualidades nutritivas deste alimento. Os alunos têm a oportunidade de ver a ordenha mecânica - higiênica e sem nenhum contato manual - brincar com bezerros e observar a alimentação dos animais. Também assistem a uma peça de teatro/circo, feita por artistas profissionais, onde são reforçadas as noções de alimentação saudável.

Em 1999 a Embrapa Pecuária Sudeste foi agraciada, pela Fundação Abrinq, com o diploma "Empresa Amiga da Criança", graças a esse trabalho. Em 1998 o Projeto Saúde Brasil-Evento Leite recebeu o primeiro lugar do Prêmio de Marketing Rural, concedido pela ABMR-Associação Brasileira de Marketing Rural. O Projeto Saúde Brasil-Evento Leite tem um custo de em torno de R$ 120 mil, totalmente patrocinado por empresas privadas.

A Embrapa só entra com o local físico e com os técnicos que orientam a visita. Depois do evento os alunos escrevem redações e os melhores classificados serão premiados com um computador, aparelhos de TV e bicicletas. O evento, patenteado pela Embrapa Pecuária Sudeste começou este ano a ser realizado com outros produtos e em diferentes cidades. O projeto leite foi feito também em Brasília, o evento carne bovina ocorreu em São Paulo e em Uberaba (MG) e o evento carne suína e avícola aconteceu em Concórdia (SC), organizado pela Embrapa Suínos e Aves.

Até agora cerca de 50 mil crianças, das quais 38 mil em São Carlos, foram beneficiadas pelo Saúde Brasil. "Mesmo numa cidade como São Carlos, cuja economia é tão ligada à agropecuária, muitas crianças se surpreendem ao ver que o leite sai da vaca e não é fabricado numa indústria", diz Aliomar Gabriel da Silva, chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste.

Jornalista: Jorge Reti (MTb 12693-SP) Embrapa Pecuária Sudeste Fone (16) 261-5611 E-mail: jreti@cppse.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Leite\Leite 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/