01/10/01 |

Dia de campo na TV: Nova tecnologia para detectar fraudes no café

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar no dia 24 de outubro, das 10h às 11h da manhã (horário de Brasília), apresenta a nova tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para análise da pureza do café torrado e moído.

O novo método, criado a partir de pesquisa coordenada pela Embrapa Café (Brasília-DF) e realizada pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ) e Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), garante mais agilidade e precisão nas análises. Trata-se de uma adaptação da tecnologia de monitoramento por satélite para os testes de pureza.

A análise de imagens é utilizada para detectar impurezas. Como diferentes materiais de origem orgânica, como o pó de café, refletem a luz de forma distinta, em diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético, é possível, pela análise de imagem com a ajuda de um computador, identificar e quantificar as impurezas do produto.

As misturas e impurezas encontradas no café são invisíveis a olho nu, o que possibilita a ocorrência de fraudes. No Brasil, as misturas encontradas com maior freqüência no café torrado e moído são cascas, paus, milho, cevada, triguilho, açúcar mascavo e soja. A legislação só permite a ocorrência de impurezas até o limite de 1% da quantidade do produto.

O método da Embrapa assegura um patamar mínimo de 95% de detecção das impurezas do café e será empregado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) nos testes para concessão de seu Selo de Pureza.

O Dia de Campo na TV é transmitido do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica para todo o País, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, freqüência 3910, sinal aberto. O programa é também exibido pelo Canal Rural (Net e Sky) e é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas. Durante o programa, as perguntas são recebidas pelo telefone 0800-610505 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949 ou pelo e-mail diacampo@sct.embrapa.br.

Jornalista: Rafael Faria Embrapa Informação Tecnológica Fone: (61) 448-4278 E-mail: rafael@sct.embrapa.br macau@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/