01/10/01 |

Brasília sedia reunião internacional sobre espécies exóticas invasoras

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai sediar, de 17 a 19 de outubro, uma reunião internacional de trabalho sobre espécies exóticas invasoras. O encontro será promovido pelo Governo Brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente, pelo Governo dos Estados Unidos e o Programa Global para Espécies Invasoras.

A reunião será realizada no Auditório do Edifício Sede da Embrapa, localizado no Parque Estação Biológica, no final da W3 Norte, e contará com a participação de autoridades de diversos países e agências internacionais. Já confirmaram presença representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela.

As espécies invasoras exóticas ocorrem em todos os principais grupos taxonômicos e são consideradas a segunda maior causa de extinção no mundo, além de gerarem enormes prejuízos para o setor rural. A América do Sul – e mais especificamente o Brasil – são ainda carentes em estruturas regionais e nacionais para prevenção e manejo de espécies exóticas e invasoras, especialmente na área ambiental.

Segundo Regina Vilarinho, pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, o recente aumento do comércio de hortícolas entre o continente americano sul e norte tem resultado em um aumento de dispersão das espécies invasoras exóticas para áreas florestais, incluindo pragas como moscas-brancas, trípes e minadoras. Nos EUA insetos invasores exóticos no período de 1906 a 1991 causam perdas de mais de US$ 100 bilhões ao ano.

O primeiro dia do evento será dedicado a uma plenária aberta ao público em geral, sendo os dias restantes utilizados para grupos de trabalho.

Jornalista: Robinson Cipriano( MTb 2057/88) Rosângela Evangelista(MTb 764/05-DF) Embrapa Sede- Assessoria de Comunicação Social Fone: (61) 448 4113/ 448 4247 E-mail: robinson@sede.embrapa.br / angel@sede.embrapa.br  

Tema: Fatores e Insumos\Defensivos e Controle Biológico 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/