01/10/01 |

Software para gerenciamento de reflorestamentos de eucalipto será lançado no dia 22

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os produtores florestais contam agora com mais uma ferramenta de trabalho: o software SisEucalipto, um simulador utilizado no gerenciamento de reflorestamentos de eucalipto. O software foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e será apresentado aos participantes do 34º Congresso e Exposição Anual de Celulose e Papel, que acontece em São Paulo de 22 a 25 de outubro.

O SisEucalipto permite calcular quando, quanto e como desbastar cada floresta de eucalipto, e definir qual a idade ideal para o corte final. O manejo adequado do reflorestamento permite o ganho de produtividade, tornando a empresa mais competitiva. Com o uso do software também é possível elaborar planos de manejo para a produção sustentável, um dos requisitos básicos para a certificação florestal.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Silvicultura (SBS), o Brasil possui cerca de 2,96 milhões de hectares de florestas de eucalipto, implantadas principalmente com o objetivo de abastecer fábricas de papel e celulose e produzir carvão vegetal. A produção de eucalipto voltada ao segmento industrial também é destinada à produção de chapas de fibra e madeira serrada.

As maiores áreas reflorestadas com eucalipto estão localizadas nos Estados de Minas Gerais (51,8%), São Paulo (19,4%), Bahia (7,2%) e Espírito Santo (5,1%). Ainda segundo a SBS, o Brasil hoje é responsável por 2% do comércio mundial de papel (11º produtor mundial) e 5% do comércio de celulose (7º produtor mundial), isto contabilizadas com outras espécies utilizadas, como pinus e araucária.

O desenvolvimento do sistema tem por base vários anos de pesquisa com informações e dados de campo fornecidos por empresas florestais de tradição, o que permite fornecer respostas rápidas para a simulação de desbastes, gerando tabelas de prognose de crescimento e produção anual com sortimento de madeira por classes de uso. Também é possível elaborar cronogramas para a realização de desbastes e de cortes finais, visando sustentabilidade da produção e a máxima rentabilidade econômica.

O produtor também tem como quantificar a produção anual presente e futura da floresta de eucalipto em função de regimes de manejo economicamente otimizados, tendo por base projeções e variações de custos e preços diversos e também tem como classificar a madeira produzida por tipo de utilização industrial. Assim, a empresa pode manejar suas florestas para a produção de madeira direcionada ao uso mais rentável.

A parte de análise econômica do software permite ao usuário realizar análises da produção madeireira em larga escala, através de vários critérios de avaliação. Esta análise contempla todos os centros de custos de produção, preços de madeira e taxas de atratividade, além de possibilitar uma análise de sensibilidade para avaliar o comportamento dos custos e da rentabilidade da produção. O SisEucalipto foi desenvolvido pela Embrapa Florestas (Colombro/PR), com o apoio da Klabin Paraná Papéis e a parceria da Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília/DF).

Local: International Trade Mart (ITM) – Centro Têxtil - Av. Eng. Roberto Zucolo, 555 - São Paulo – SP Data e Horário: 22 a 25/10/2001 – 13h às 20h Demonstração do software: Estande da Embrapa Florestas – nº 226 Atenção: o pesquisador responsável pelo software, Edilson de Oliveira, estará presente todos os dias no estande

Jornalista: Katia Pichelli – MTb 3594/PR Embrapa Florestas Fones: (41) 9114-0047 / 666-1313 katia@cnpf.embrapa.br

 

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Recursos Florestais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/