01/10/01 |

Melhoramento genético bovino é tema de curso no MS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizará nesta quarta-feira, dia 17 de outubro, na Unidade da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), o VI Curso de Melhoramento de Gado de Corte – Geneplus. Trata-se de um programa que, entre outras finalidades, tem a função de dar suporte ao produtor para selecionar e definir o tipo de animal desejado para sua exploração pecuária. Serão quatro dias de curso, com a realização de palestras e atividades práticas - a carga horária total é de 28 horas.

Para o curso, que é direcionado a engenheiros-agrônomos, médicos-veterinários e zootecnistas, são oferecidas 40 vagas. O valor da inscrição é de R$180,00. Além da Embrapa Gado de Corte, o evento envolve a participação de mais nove entidades, entre elas a Universidade Estadual de Maringá, a Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), a ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu), a ABCAN (Associação Brasileira de Criadores de Canchim) e a SBMA (Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal).

O que é o Geneplus – O programa consiste em prestar assessoria aos produtores interessados em melhoramento genético de gado de corte. Uma das características que diferenciam essa iniciativa das demais é a sua capacidade de fornecer ao pecuarista um suporte personalizado sobre o rebanho, pois, com esse suporte personalizado, todo trabalho fica definido em função das características e do perfil da propriedade. O programa leva em conta, também, os objetivos eleitos por pecuaristas e técnicos para a produção do rebanho.

O Geneplus foi todo desenvolvido na Embrapa Gado de Corte, que é uma das 40 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O programa, que começou a ser disponibilizado no mercado em maio de 1996, atualmente acompanha mais de 60 fazendas e, aproximadamente, 100 mil matrizes em todo o Brasil.

Programação - As palestras realizadas no primeiro dia de curso serão: O que é o Geneplus, com Virgílio Ferreira, do Geneplus; O melhoramento de gado de corte no presente e no futuro, ministrada pelo pesquisador Kepler Euclides Filho; Sistema físico de produção de Gado de Corte, com Eduardo Simões Correa; Metodologias de avaliação genética em gado de corte, realizada pelos professores Elias Nunes Martins e Eduardo Sakaguti, da Universidade Estadual de Maringá; Aspectos bioeconômicos de sistemas de produção em gado de corte, com o pesquisador Ivo Martins Cezar; Retorno econômico de programas de melhoramento em gado de corte, a ser apresentada pelo chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio Batista Sancevero e Critérios de seleção em gado de corte, com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Maurício Mello de Alencar.

Na quinta-feira, serão apresentados os temas: Avaliações genéticas em gado de corte – resultados e aplicações, palestra realizada pelo pesquisador Luiz Otávio Silva; Seleção em gado de corte, com o pesquisador Antônio do Nascimento Rosa; O efeito materno no melhoramento de gado de corte, tema exposto por Daniel Perotto, do Iapar; Metodologias de avaliação genética em gado de corte, com os professores Elias Nunes Martins e Eduardo Sakaguti; Disseminação do ganho genético em gado de corte, com o pesquisador Rafael de Oliveira; e A visão do produtor sobre programas de melhoramento de gado de corte, sob o comando de Cristiano Campbell, Luiz Josahkian e Ronaldo Santiago, pertencentes, respectivamente à ABCAN, ABCZ e Colonial Agropecuária.

No terceiro dia de curso, serão apresentados os seguintes trabalhos: Cruzamento em gado de corte, com o pesquisador da Embrapa, Geraldo Ramos Figueiredo e Populações compostas em gado de corte, ministrado pelo pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Maurício Mello de Alencar. Armando Leal do Norte fala, também, sobre a visão do criador sobre cruzamentos em gado de corte. Sobre Índices de seleção fala, ainda, o pesquisador José Benedito Trovo. O pesquisador Gelson Luís Dias Feijó aborda o tema Melhoramento de características de carcaça em gado de corte; o pesquisador Kepler Euclides Filho, a Produção de carne de qualidade e Antônio Nascimento Rosa, sobre a Base teórica do uso de escores visuais em gado de corte. Depois é a vez da Prática do uso de escores visuais para animais em gado de corte, com o pesquisador Antônio Nascimento Rosa, Mário Luiz Pompeo (Pec2) e Murilo Montandon Sivieri (ABCZ-MS); representantes do Geneplus/Fundapam apresentam e ministram a Prática do software do Geneplus. À noite, acontece a confraternização entre os participantes, com direito a degustação de carne de qualidade da Embrapa.

No sábado (20), encerrando as atividades, acontece um Dia de campo sobre a Produção e certificação de carne bovina. Outras informações, como a respeito da disponibilidade de vagas, poderão ser obtidas através do telefone 368-2063, com Luciene Madureira.

Jornalista: Thea Tavares Embrapa Gado de Corte Telefone: (67) 768-2000 E-mail: thea@cnpgc.embrapa.br Sala de Imprensa: http://www.cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Corte 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/