01/10/01 |

Girassol colorido será tema de exposição solidária no dia 25

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai inaugurar na próxima quinta-feira, dia 25, às 19 horas, a Exposição Solidariedade via Arte e Ciência, no Shopping Royal Plaza, em Londrina/PR. A mostra conta com a adesão de 112 artistas plásticos e fotógrafos, inscritos nas categorias fotografia, desenho, pintura, escultura, cerâmica e gravura, e terá como tema o girassol colorido, tecnologia desenvolvida pela Embrapa Soja.

Por meio do melhoramento genético, a Embrapa desenvolveu nove tonalidades diferentes para a flor, o que está servindo de inspiração aos profissionais da região de Londrina. "Apesar da maioria dos inscritos ser da região norte do Paraná, vamos receber três obras de Curitiba (PR), uma de Bagé, (RS) e até de um londrinense que está no Japão", diz a coordenadora do evento, Vânia Beatriz Castiglioni, pesquisadora da Embrapa.

Castiglioni diz que o objetivo da Exposição é aproximar o universo da ciência à magia das artes. "No caso do girassol colorido, a ciência utilizou os recursos naturais para modificar a cor da flor, mas só a Arte tem a capacidade de transformar o girassol em poesia", avalia.

Da união da tecnologia com a arte, surgiu esse evento, que tem por missão a solidariedade, já que a renda obtida com a venda dos trabalhos será revertida para duas instituições: a Associação Londrinense Interdisciplinar de Aids (Alia) e a Casa do Caminho, ambas sem fins lucrativos que dão assistência a portadores de HIV e crianças carentes, respectivamente. Os inscritos vão estipular um valor mínimo para a obra, que será chamado de valor solidário. Cada peça pode ser adquirida à vista ou parcelada em até três vezes, com acréscimo de 5% sobre o preço original.

A Exposição fica aberta a visitação de 25 a 28 de outubro. A realização é da Embrapa Soja e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e do Shopping Royal Plaza.

Criada há 14 anos, a Casa do Caminho é uma instituição filantrópica que tem por objetivo atender crianças e adolescentes carentes. A entidade tem três modalidades de atendimento: abrigo, creche e ensino fundamental. No total, são realizados 120 atendimentos. A Casa do Caminho conta com assistente social, médico, enfermeiro, pedagogo e dentista, sendo a maioria das atividades realizadas voluntariamente.

"Temos muitas dificuldades principalmente financeiras para manter a casa, que tem custo mensal de R$10 mil. Por isso, ações como a dessa Exposição são sempre bem-vindas", explica o diretor da entidade, Júpiter Silveira. A Alia é uma organização não governamental, sem fins lucrativos que desenvolve desde 1989 trabalhos voluntários e financiados nas áreas de promoção e educação em saúde. Além disso, a entidade oferece apoio alimentar, assistência jurídica e também combate as condutas de preconceito e discriminação a pessoas portadoras de HIV. A entidade é mantida pelo Fundo Municipal de Assistência Social, por patrocínio de empresas e doações.

Contatos para entrevista: - Alia: Silvano Rigato - (43) 3303267 - Casa do Caminho: Júpiter Silveira - (43) 322- 1335 - Embrapa: Vânia Castiglioni - (43) 371-6005

Jornalista: Lebna Landgraf (MTb 2903) Embrapa Soja Fone: (43) 371- 6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/