01/10/01 |

Agenda Institucional de P&D é debatida em reunião da Cipea

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na primeira semana de outubro, foi realizada mais uma reunião do Comitê Interno de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável da Embrapa na Amazônia - Cipea. Durante três dias, todos os chefes gerais e de Pesquisa e Desenvolvimento das Unidades da Embrapa na Amazônia, os diretores José Roberto Peres e Bonifácio Hideyuki Nakasu, além de representantes de Unidades Descentralizadas, discutiram e decidiram sobre temas considerados prioritários para região que hoje atrai tantos investimentos e tanta atenção desperta do mundo.

Realizada na Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus, a reunião ordinária começou deliberando sobre a necessidade de que seja elaborada, o mais breve possível, uma Agenda Institucional de P&D para a Amazônia. Ela prevê um diagnóstico da programação atual e uma visão de futuro para a Embrapa na região, assim como propostas voltadas a temas regionais de interesse comum.

O novo Código Florestal, que faz relação direta com a Amazônia, foi detalhado pelo diretor Peres que repassou aos participantes o posicionamento institucional defendido junto à comissão responsável pela alterações no CF: só o zoneamento agroecologicoeconômico pode decidir o que deve ou não ser preservado. Este novo Código deve ser flexibilizado em função do zoneamento. Uma posição, acima de tudo, técnica.

A criação de um Núcleo de Pesquisa e Transferência de Tecnologia Agroindustrial na Amazônia foi outro assunto tratado e aprovado. A sede será na Embrapa Amazônia Oriental (Belém) em função da estrutura já existente na Unidade. A Embrapa e o Sivam-Sipam, o melhor uso das várzeas amazônicas, programa Café, projeto LBA e a sua interface com a Embrapa, cooperação internacional, centro de quarentena e o programa de Queimadas foram outros temas discutidos em Manaus.

A reunião, coordenada pelo presidente do CIPEA, Adilson Serrão, tratou ainda da organização, qualificação, armazenamento e distribuição de informação científica e socioeconômico na Amazônia e a Comunicação e Negócios Tecnológicos para transferência de tecnologia, também no âmbito da região. O CIPEA se reunirá novamente de 5 a 7 de abril, em Boa Vista, Roraima.

Jornalista: Ruth Rendeiro Embrapa Amazônia Oriental Telefone: (91) 299-4560 E-mail: ruth@cpatu.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Trópico Úmido 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/