01/10/01 |

Embrapa define programação do Mercofrut 2001

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove, entre os dias 5 e 7 de dezembro deste ano, em Pelotas/RS, a terceira edição do Mercofrut, principal evento brasileiro sobre frutas de clima temperado, já consolidado no cronograma de feiras e exposições oficiais do Ministério da Agricultura.

Depois de apresentar, em 1999, um panorama da fruticultura no Cone Sul e tratar das propostas voltadas para a qualidade das frutas, em 2000, a edição deste ano propõe-se a avaliar as estratégias de marketing para a fruticultura brasileira, em quatro painéis. Os assuntos em destaque nas apresentações são: frutas e saúde; logística para o mercado de frutas; marketing e, empreendimentos de sucesso em fruticultura. Médicos, pesquisadores, especialistas em mercado e produtores, dos Estados Unidos, Europa, Chile e Brasil, estarão na mesa de debates.

Os organizadores do Mercofrut trabalham com a previsão de aumento significativo do número de participantes e interessados em discutir as novas propostas para a fruticultura. Além da área tradicional do seminário, no auditório central da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), está prevista exposição de máquinas, equipamentos e insumos relacionados à produção frutícola, numa estrutura a ser montada ao lado da sede da Unidade.

A fruticultura de clima temperado está transformando parte da região da chamada Metade Sul do Rio Grande do Sul. São 80 prefeituras associadas ao projeto da fruticultura irrigada que prevê a expansão da área plantada. Nos últimos anos foram implantados mais de 8 mil hectares de pomares, onde se destaca o pêssego, a pêra, o figo e a ameixa. A cultura da uva, tanto para mesa, quanto para a indústria vinícola, transformou-se num capítulo à parte neste cenário diferenciado, que já começa a aparecer nas coxilhas da região, onde estão implantados mais de mil hectares de uvas para vinhos finos.

Neste cenário de avanço da fruticultura, vinícolas tradicionais como Miolo, Valduga, Salton, Aliança e Chandon já instalaram vinhedos na região de Bagé e se aliaram às vinícolas Santa Colina, Almadém e Carrau, de Santana do Livramento, além de iniciativas individuais. Somente na área da uva foram investidos 7 milhões de reais e previstos para os próximos três anos 40 milhões de reais. Os investimentos em todas as frutíferas ultrapassam 110 milhões de reais nos últimos quatro anos.

"Estamos apostando num cenário novo para esta região. Cada hectare de fruticultura representa três novos empregos e de 15 a 20 mil reais de dinheiro novo que começa a circular. São oportunidades que representam uma mudança de cultura, na medida em que estimulam e reforçam a auto-estima e podem promover realmente o tão desejado desenvolvimento", assegura o gerente do Programa Nacional de Fruticultura (Profruta), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Afonso Hamm.

A falta de mudas de qualidade para abastecer os produtores é uma das principais preocupações no momento. O Ministério da Agricultura determinou novos investimentos em viveiros. Em Pelotas, junto à Embrapa Clima Temperado, estão instalados grandes viveiros de frutas de caroço (pêssego, ameixa e nectarina) e pêra, e outro para citros apirênicos (sem sementes). Em Bagé, junto à Universidade local, um amplo viveiro prepara e distribui matrizes de videiras.

Este novo pólo em expansão na fruticultura brasileira surge forte e os dados a respeito da sua evolução serão apresentados durante o Mercofrut 2001. Entusiasmado com os resultados da fruticultura de clima temperado, as modernas instalações para multiplicação de mudas do Sul do País devem ser inauguradas pelo próprio Ministro da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, que profere palestra no último dia de trabalho do Mercofrut.

A presidente da Comissão Organizadora, pesquisadora Maria do Carmo Raseira, informa que as inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (53) 275-8111. Outras Informações podem ser obtidas na home page da Embrapa Clima Temperado (http://www.cpact.embrapa.br). Comerciantes, industriais e instituições de fomento agrícola voltadas para fruticultura também poderão participar do Mercofrut deste ano, pois está sendo organizada uma feira e exposição paralela. Neste caso, os contatos podem ser feitos com a Whining Eventos, pelos fones: (49) 329-4146 ou (49)9107-0807.

Jornalista: Antonio Heberlê Telefone: (53) 275-8113 Embrapa Clima Temperado E-mail: heberle@cpact.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/