01/11/01 |

Amazontech: Minifábricas de castanha de caju desenvolvem pequenas comunidades do Nordeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Minifábricas de castanha de caju desenvolvem pequenas comunidades do Nordeste

Um projeto que vem dando certo no Nordeste brasileiro será apresentado ao público presente da Amazontech. As minifábricas de beneficiamento de castanha de caju foram desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e estão sendo utilizadas como instrumento para inserir os pequenos produtores rurais do Nordeste no concorrido mercado externo de amêndoas. O desenvolvimento dos equipamentos ocorreu em parceria com as empresas COPAN (Companhia de Alimentos do Nordeste) e F. A. Chagas.

O projeto está revolucionando a cadeia produtiva do agronegócio caju. Antes, os pequenos produtores exerciam o papel de fornecedores de castanha in natura para as grandes indústrias. Com a introdução das minifábricas, as pequenas comunidades beneficiam suas próprias castanhas e ainda adquirem matéria-prima dos pomares vizinhos. Atualmente, com a ajuda da Embrapa, estão sendo formadas associações de minifábricas, visando aumentar a produção, a oferta e a comercialização de amêndoas para os Estados Unidos.

A tecnologia já existe em 120 minifábricas no Nordeste, em 105 municípios da Região, abrangendo seis Estados. No entanto, sete minifábricas, situadas na região de Pacajus (CE), estão realizando uma experiência piloto. Elas estão trabalhando com base num modelo associativista, incentivado pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), visando a inserção conjunta no mercado internacional de amêndoas de caju.

A tecnologia foi uma das 15 instituições finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O projeto "Minifábricas de castanha de caju" foi classificado dentre 523 propostas inscritas em todo o país. A entrega do prêmio aos vencedores foi realizada no dia 6 de novembro, em São Paulo.

Embrapa na Amazontech Jornalista Franzé Ribeiro www.embrapa.br Contatos na Amazontech: Jornalistas Soraya Pereira da Silva, Daniela Colares e Alexandre Campos Telefone – 95-9112-4791  

Tema: Sistemas de Produção\Agroindústria 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/