01/11/01 |

Embrapa consegue financiamento em agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnoloógico (CNPq) abriu linha de crédito para projetos em pesquisa e desenvolvimento voltados para temas previamente definidos. Dos mais de 300 inscritos, 54 foram aprovados e destes, nove têm como instituição executora a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, todos relacionados à agricultura familiar. O Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Embrapa articulou e orientou a escolha dos temas para as regiões onde os projetos serão desenvolvidos.

A Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) foi contemplada com três projetos: um relativo à produção de mel entre os pequenos agricultores da Amazônia Oriental, outro sobre o preparo de área sem o uso do fogo no Nordeste Paraense e o terceiro, a ser implantado pelo Núcleo Bragantina, tendo como objeto de pesquisa a produção de alimentos orgânicos pela agricultura familiar no Nordeste Paraense.

Os ovinocaprinocultores do Nordeste da Bahia terão o seu perfil agrossocioeconômico traçado e avaliado por um projeto da Embrapa Semi-Árido (Petrolina-PE). Já a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) realizará pesquisas e estudos para o desenvolvimento de tecnologia de processamento mínimo de hortaliças para a agroindústria familiar.

Produção orgânica de hortaliças e agroturismo são temas a serem pesquisados pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP). Já a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) desenvolverá estudos relativos à melhoria dos sistemas produtivos de agricultores familiares assentados no Estado do Amazonas.

Outro projeto contemplado com o financiamento do CNPq foi o de adaptação e utilização de dispositivo metodológico para apoiar o desenvolvimento sustentável de assentamentos da reforma agrária, a ser executado pela Embrapa Cerrados (Planaltina-DF). O papel da mulher na produção familiar no nordeste brasileiro também será tema de uma pesquisa, a ser desenvolvida pela Embrapa Amazônia Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA).

O CNPq definiu o prazo de dois anos para execução dos projetos, com início previsto ainda este ano. Os recursos totais destinados ao conjunto dos projetos serão da ordem de R$ 700 mil.

Jornalista: Alexandre Campos Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448-4247 E-mail: silveira@sede.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Agricultura Familiar 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/