01/11/01 |

Cooperação vai implantar Instituto de Pesquisa na Nigéria

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai enviar, até o final de novembro, a Jigawa, o Estado mais novo da Nigéria, uma missão composta por cinco integrantes para fazer os primeiros levantamentos para a implantação do Instituto de Pesquisa Agropecuária. Essa é mais uma etapa do Projeto de Cooperação Técnica entre a Embrapa e Jigawa, assinado em setembro de 2000. O objetivo da implantação do Instituto é incrementar a produção de alimentos no Estado e gerar excedentes para atender a demandas de outras unidades do país. O projeto está sendo coordenado pela Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) e conta com a colaboração de várias unidades da Embrapa e de instituições do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária.

Nessa etapa, os cinco técnicos, sendo três da Embrapa e dois da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), farão levantamento de dados relativos à estrutura física, de recursos humanos e institucional. Além disso, serão realizados os primeiros estudos para a implantação e manejo de pastagem em zona semi-árida, característica do ambiente daquela região. Após essa fase, os técnicos retornarão ao Brasil para elaborar o projeto do Instituto, dimensionando e quantificando o número de laboratórios, definindo a necessidade de pesquisadores e pessoal de apoio para o seu adequado funcionamento.

De acordo com informações da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI), os nigerianos já definiram algumas áreas de interesse: fruticultura tropical, grãos (milho, sorgo, feijão e arroz), pastagens, fertilidade de solos, irrigação e sistema de informação geográfica (SIG).

Para viabilizar a implantação do Projeto de Cooperação Técnica, a Embrapa e o Estado de Jigawa firmaram convênio com a Finatec, instituição vinculada à Universidade de Brasília, que propiciará os meios para o desenvolvimento das ações pendentes.

Histórico - A Embrapa começou a treinar técnicos nigerianos em setembro de 2000, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF). Esse primeiro contato foi direcionado à área de controle biológico do mosquito transmissor da malária. Dentro dessa linha de atuação, Estado de Jigawa pretende instalar uma fábrica de bioinseticida específico, tendo como entidade financiadora o Departament for International Development (DFID), do Reino Unido.

A Nigéria fica localizada na costa oeste do continente africano, contando com uma população de 111 milhões de habitantes. A atividade agrícola do país se limita à produção de grãos e hortaliças, além da exploração da madeira. Especificamente, o Estado de Jigawa se situa na região Nordeste do país, com uma população de aproximadamente 2,8 milhões de habitantes.

Jornalista: Alexandre Campos Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448-4247 E-mail: silveira@sede.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/