01/11/01 |

V Renac vai avaliar os avanços tecnológicos do feijão Caupi no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os avanços tecnológicos no feijão caupi será o tema central da V Reunião Nacional de Pesquisa de Caupi (Renac), que acontecerá de 4 a 7 de dezembro, em Teresina/PI. O Caupi, também conhecido como feijão-de-corda e feijão macassar (Vigna unguiculata (L.) Walp), tem um peso significativo no contexto sócio-econômico das famílias do Norte e Nordeste do país, se constituindo em um dos principais componentes da dieta alimentar nas zonas urbana e rural dessas duas regiões.

O evento é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Unidade Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) é o centro de referência do produto no país e a instituição que lidera a Rede Nacional de Pesquisa com o Caupi, envolvendo outros quatros centros da Embrapa, universidades e empresas estaduais de pesquisa agropecuária em nove Estados brasileiros.

"A RENAC têm se constituído em um fórum técnico de discussão e de integração das pesquisas com caupi, tanto no âmbito regional como nacional" , explica a Chefe-Geral da Embrapa Meio-Norte, Maria Pinheiro Fernandes Corrêa. Periodicamente, a Rede apresenta para a comunidade científica e a sociedade em geral os resultados de pesquisas mais recentes.

Para o pesquisador Francisco Rodrigues Freire Filho, presidente da comissão organizadora do evento e líder do projeto de Melhoramento Genético do Feijão Caupi, a V RENAC além de promover a integração dos pesquisadores de caupi, de diversas áreas e Estados, vai possibilitar a discussão entre gerentes de pesquisa e desenvolvimento, cientistas, produtores, industriais, comerciantes e os órgãos financiadores, visando levantar as demandas tecnológicas e discutir o potencial e perspectivas do produto caupi.

A sistemática de realização do evento será bem prática. Os horários das 8h às 9h20 e das 14h às 15h20 são destinados para os quatro minicursos previstos no programa e que serão ministrados em salas diferentes: Biotecnologia e suas perspectivas no melhoramento do caupi; Manejo de pragas da cultura o caupi; Virologia em caupi; Fixação biológica de nitrogênio em caupi. No restante do dia (manhã e tarde) serão proferidas as palestras - duas por turno, para todos os participantes, no auditório central do Teresina Shopping. Maiores informações pelo site cpamn.embrapa.br/renac.htm/ ou pelos telefones (86) 225.1141, ramais 268 (Dr. Freire) e 278 (Secretaria do evento)

Embrapa Meio-Norte lidera Rede Nacional do Caupi

A Embrapa Meio-Norte lidera uma rede nacional de pesquisa com o caupi, através de três projetos e 13 subprojetos, destinados a nove estados brasileiros, apoiada por diversas instituições de financiamentos. A rede envolve quatro Centros de pesquisa da Embrapa – Embrapa Meio-Norte, Embrapa Roraima, Embrapa Amapá e Embrapa Amazônia Oriental; quatro empresas estaduais – Empresa Estadual de Pesquisas Agropecuárias da Paraíba S/A (EMEPA), Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), além de colaborar com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão de Tecnologia de Santa Catarina (EPAGRI) e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

Através dessa rede, a Embrapa Meio-Norte assiste, ainda, subprojetos da Universidade Federal do Ceará (UFCE) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); colabora com a Universidade do Tocantins (UNITINS) e envia linhagens de caupi para pesquisa na Unicamp (SP), Universidade Estadual da Paraíba e Faculdade de Araraquara (SP).

Jornalista: Gil Maranhão (688-DRT-MA) Embrapa Meio-Norte Telefone: (86) 214.4003 E-mail: maranhao@cpamn.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Feijão 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/