01/11/01 |

Macapá sedia curso sobre sistema de produção de banana

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estará realizando, nos dias 03 e 04 de novembro, na comunidade de Lontra da Pedreira, município de Macapá-AP, o Curso sobre Sistema de Produção de Banana.

O evento será realizado para dar suporte ao programa de pesquisa participativa de avaliação de cultivares resistentes ao Moko da Bananeira, executado em parceria entre o Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria de Agricultura e RURAP, Prefeitura de Macapá e Embrapa Amapá. A equipe técnica de instrutores é composta pelos pesquisadores da Embrapa Amapá Jorge Segovia e Jurema Azevedo Dias.

A bananicultura é uma das atividades agrícolas mais importantes no Brasil, e a banana, a fruta mais consumida, constituindo parte importante da renda dos pequenos produtores e da alimentação da população mais carente, principalmente no meio rural. A cultura ocupa o segundo lugar em volume de frutas produzidas no País, com aproximadamente seis milhões de toneladas anual, perdendo apenas para a laranja. O consumo per capita nacional está em torno de 20 kg/hab./ano.

Na década de 70 a área plantada com banana no Amapá atingiu 1,3 mil hectares, com uma produção que garantia o abastecimento e ainda gerava excedente para exportação. No final da década de de 80 e início dos anos 90, a área plantada alcançou menos de 0,2 mil hectares e o Estado do Amapá passou a importar banana para garantir o abastecimento; essa importação alcança, hoje, a ordem de 360t/ano.

Na análise do pesquisador da Embrapa Amapá, Jorge Segovia, isto significa que existe um grande mercado a ser atendido; além disso, acrescenta que a importação é encarecida pelo frete, sendo esta uma das causas evidente do alto preço da fruta no mercado local.

No Amapá, o nível tecnológico dos produtores ainda é baixo e, nesse caso, o controle genético é o mais recomendável para o produtor amapaense por esse motivo a Embrapa Amapá , transferindo tecnologias através de cursos, palestras, dias de campo, seminários, encontros e reuniões com agricultores e técnicos, vem alertando para a importância da utilização de materiais genéticos resistentes e de produção confiável. Essa prática deve ocorrer não só com a cultura da banana, mas com todas as outras de potencial para o Amapá.

Informações: Jorge Segovia, (96) 2411551, ramal 221 - segovia@cpafap.embrapa.br e/ou Jurema Azevedo, (96) 241551, ramal 223 - jurema@cpafap.embrapa.br

Jornalista: Emilia Neves Pacheco Embrapa Amapá Telefone: 96-2411551, 205 E-mail: emilia@cpafap.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/