01/11/01 |

Amazontech: Embrapa mostra tecnologias que reduzem impacto ambiental e diminuem custos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), promove entre os dias 20 e 25 de novembro, em Boa Vista (RR), a Amazontech, evento onde serão expostos produtos, serviços, tecnologias e publicações de instituições públicas e privadas voltadas para diversos segmentos da Amazônia Legal.

Para o setor do agronegócio, a Embrapa levará ao público diversas tecnologias que interessam diretamente aos pequenos e médios produtores rurais. Dentre elas, se destacam as que serão apresentadas pela Embrapa Rondônia (Porto Velho-RO), como o controle biológico da mosca-dos-chifres pelo besouro rola-bosta. A mosca pode ocasionar perda de peso e estresse nos animais, sobretudo bovinos. Com a utilização desta tecnologia, é possível reduzir, em até 50%, o uso de agrotóxicos para o controle da praga.

Para a recuperação de áreas degradadas, a unidade da Embrapa apresentará técnicas de uso de tração animal com bubalinos no preparo do solo e controle de ervas em sistemas de produção da agricultura familiar utilizados em Rondônia. Com esta tecnologia, é possível que cada família reduza a área desmatada em aproximadamente três hectares por ano. Além disso, é possível otimizar o tempo de preparo do solo.

Outra tecnologia a ser apresentada pela Embrapa Rondônia é o controle estratégico da verminose bovina. Esta técnica já é utilizada no Estado é reduz o impacto ambiental, pois há diminuição do uso de vermífugos em até 30%. Utilizando o controle estratégico, o produtor pode utilizar produtos mais baratos e com intervalo maior entre as aplicações. Com isso, também é possível reduzir em até 40% os custos com o controle de verminose bovina.

Os criadores de gado também poderão conhecer outra tecnologia: utilização de forrageiras (leucena, desmodio e pueraria) para formação de um banco de proteínas, que proporciona forragem de alto valor nutritivo em grande quantidade. O gado, portanto, terá alimento de melhor qualidade, podendo produzir mais leite e carne. Outra vantagem que o banco proporciona é a intensificação do sistema de produção de forrageiras, diminuindo o impacto ambiental com a redução de desmatamento.

Ainda na área de nutrição animal, a Embrapa Rondônia mostrará uma alternativa para alimentação de ovinos deslanados, com a utilização de casca de café. O uso da casca de café em até 30% da ração, substituindo o capim-elefante, proporciona incremento de até 450% no ganho de peso por animal em um dia, além de diminuir a taxa de consumo voluntário de forragem. Outras vantagens são o melhor aproveitamento de subprodutos agrícolas na alimentação e a redução de desmatamento.

Outra alternativa para alimentação de ovinos deslanados é o uso de feno de leguminosa. Com isso, aproveita-se o excesso de forragem de Desmodium ovalifolium produzida no período chuvoso para a elaboração de feno, a ser utilizado durante a seca. A utilização do feno da leguminosa proporciona ganho diário de peso superior a 60 gramas. Esse valor representa incremento superior a 1.100% quando comparado a animais sem suplementação.

Embrapa na Amazontech Jornalista Alexandre Campos Contatos: Jornalistas Soraya Pereira da Silva, Daniela Colares e Alexandre Campos Telefone – 95-9112-4791 www.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Trópico Úmido 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/