01/11/01 |

Pratini inaugura primeiro borbulheiro de frutas de caroço do Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um dos grandes problemas da fruticultura não vai mais tirar o sono de produtores nacionais: mudas sem certificação e, em muitos casos, contaminadas por doenças que podem arrasar pomares. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está instalando, na sede da Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS), o primeiro telado coberto do Brasil específico para a produção de borbulhas, material vegetal de alta sanidade que dá origem às mudas matrizes.

A instalação vai disponibilizar um pacote tecnológico para a produção de mudas para viveiristas e, consequentemente, de frutas de qualidade. Com capacidade para gerar 200 mil borbulhas por ano, o "borbulheiro" será inaugurado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, Marcus Vinínicus Pratini de Moraes, no 3º Mercofrut, que ocorre de 5 a 7 de dezembro.

Os borbulheiros – um para citrus e outro para cultivares de pêssego, ameixa e nectarina – fazem parte do programa Pró-fruticultura e seguem os mais modernos padrões para garantir que as plantas cheguem aos viveiristas com 100% de isenção de doenças. Isso porque todas são geneticamente mapeadas em laboratório. Ou seja: as plantinhas recebem uma espécie de carteira de identidade. Somente depois disso vão para o telado protegido - com temperatura, água e luz, adubação e demais condições controladas.

"Antes tínhamos a tecnologia, mas não contávamos com o borbulheiro, que é uma estrutura de alto investimento", diz o pesquisador Luís Antônio Suita de Castro, da Embrapa Clima Temperado. Para as frutas de caroço esta é a primeira estrutura do país, apesar de existirem sistemas semelhantes para a citricultura.

Com recursos do Ministério da Agricultura e a parceria do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq), nesta fase inicial já foram investidos mais de R$ 100 mil apenas para a área destinada às 30 cultivares de frutas de caroço, mas a previsão é de um total de R$ 750 mil até 2003 apenas para as espécies pêssego, ameixa e nectarina.

A expectativa é de no próximo ano a Embrapa Clima Temperado colocar à disposição dos viveiristas 50 mil borbulhas apenas de frutas de caroço. Este material, contudo, será comercializado apenas aos produtores credenciados pelo Ministério da Agricultura. O pesquisador Suita de Castro enfatiza que, a partir desse trabalho, o segmento frutícola não terá mais a preocupação com a certificação de mudas, um problema que se arrasta há anos no país.

O que é borbulheiro: telado coberto com ambiente controlado, destinado à produção de borbulhas de alta sanidade borbulhas: parte da planta usada para multiplicação . Ou seja: material vegetal de alta sanidade que dá origem às mudas matrizes.

Jornalista: Deva Rodrigues (DRT / RS 5297) Embrapa Clima Temperado E-mail: deva@cpact.embrapa.br Fax: (53) 275-8219 - Telefone: (53) 275-8215  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Temperadas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/