01/11/01 |

Amazontech reúne homem, meio ambiente e ciência

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia permitem a exploração econômica da Região sem danos ao meio ambiente. Diversas tecnologias, processos e técnicas, hoje, já estão adaptadas para serem aplicadas à Região, levando em consideração esse princípio. E todas elas estarão juntas, em um único local, para que os diversos segmentos da sociedade possam conhecê-las melhor: é que entre os dias 20 e 25 de novembro, será realizada em Boa Vista (RR) a Amazontech - Novos rumos para a ciência, tecnologia e negócios sustentáveis.

A Amazontech está sendo promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Além da apresentação de tecnologias, o evento terá espaço dedicado a rodadas de projetos e de negócios. Na rodada de projetos, haverá a troca de informações tecnológicas entre os diversos participantes, incluindo agentes financiadores. Já na rodada de negócios, empresas e consumidores serão colocados frente à frente, facilitando a transação. No campo do agronegócio, a Embrapa levará a Roraima tecnologias e publicações desenvolvidos por 18 de suas unidades. Além disso, a Empresa vai promover palestras, cursos, visitas orientadas à Vitrine Tecnológica de Produtos Vivos e cozinha experimental.

Dentre as tecnologias, destacam-se as voltadas para o manejo florestal, com a exploração dos recursos da Amazônia de forma sustentável. Dentro dessa linha de atuação, há técnicas para o manejo de madeiras e seringueirs e de produtos como açaizais, pupunha, guaraná, dendê e outras.

Também serão apresentados diversos produtos desenvolvidos pela pesquisa e que podem ser produzidos na Região. Entre as hortaliças, destacam-se a Cenoura Alvorada, a Berinjela Ciça, a Cebola Alfa-Tropical, a Mandioquinha-Salsa, a Cenourete e o Tomate Duradouro. Para a pecuária, a Embrapa terá em seu estande o MS 60, o suíno light, o Frango Colonial 041 e a Poedeira Colonial 051. Todas essas tecnologias podem ser adotadas por pequenos, médios e grandes produtores.

A Empresa também apresentará resultados de pesquisas voltadas para o controle biológico de pragas e de verminoses, bancos de proteína, alternativas para alimentação de ovinos deslanados, fixação biológica de nitrogênio, programa de carne de qualidade e outras.

Serviço - A Amazontech será realizada no Palácio Latife Salomão, em Boa Vista, entre os dias 20 e 25 de novembro. A Exposição estará aberta ao público diariamente, das 17h às 22h. Veja abaixo os dias e horários das outras atividades da Amazontech: Cozinha Experimental - Entre os dias 21 e 25, sempre das 8h às 12h. Visitas à Vitrine Tecnológica de Produtos Vivos - Entre os dias 21 e 24, das 14h às 17h. Rodada de Projetos - Dia 21, das 9h às 17h Rodada de Negócios - Dia 22, das 9h às 17h. Cursos e Palestras - Dias 21, 22, 23 e 24, das 17h às 22h.

Embrapa na Amazontech: Jornalista Alexandre Campos - MTb 4753/14/76/DF www.embrapa.br - 61-448-4247  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/