01/11/01 |

Livro mostra técnica de imunodiagnóstico em medicina veterinária

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acaba de lançar o livro "Imunodiagnóstico em Medicina Veterinária", um rico manual que compila as mais modernas técnicas de diagnose, como a imunocromatografia, que diminui o tempo dos resultados e aumenta a eficiência desse tipo de processo. O livro foi lançado durante o 28° Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, de 11 a 16 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador/BA.

No mundo inteiro, cerca de 500 milhões de bovinos, principalmente na regiões tropicais e sub-tropicais do planeta, sofrem o ataque de agentes infecciosos parasitários, como o da babesiose, que agride principalmente as raças européias. A diagnose rápida de viroses, bactérias e parasitas tornou-se assim uma arma indispensável para os pecuaristas que precisam certificar a qualidade sanitária do gado de corte, de modo especial para a exportação.

Segundo Flábio Ribeiro Araújo, um dos co-autores e pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), o livro é resultado dos conteúdos de três cursos de imunodiagnose que a empresa promoveu nos anos de 1997, 1999 e esse ano. Araújo diz que dentro as técnicas detalhadas no manual está o Teste Elisa, que é utilizado, por exemplo, para a detecção do Mal da Vaca Louca.

Jornalista: Dalmo Oliveira Embrapa Mandioca e Fruticultura Telefone: (75) 621.2120 - Ramal 215 Fax: (75) 621.1118 E-mail: dalmo@cnpmf.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Produção de Informação 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/