01/11/01 |

Chip eletrônico é demonstrado na ABCZ para técnicos e produtores

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na segunda-feira, dia 3 de dezembro, pela manhã, na sede da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba-MG, o pesquisador da Pedro Paulo Pires, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fará demonstração da proposta de identificação eletrônica de bovinos que utiliza um chip como ferramenta básica do rastreamento da carne bovina.

A demonstração é parte da reunião de um grupo executivo composto por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), diretores da ABCZ, pesquisadores da área e representantes de segmentos da pecuária de corte, que acontece de 3 a 5 de dezembro. Na reunião, o grupo executivo conhecerá os diferentes mecanismos de identificação de bovinos existentes e disponíveis no mercado. Em um segundo momento, o grupo abrirá espaço para discutir a formatação de uma proposta de rastreabilidade.

Atendendo a uma exigência da União Européia, um dos principais mercados importadores do nosso Brazilian Beef, de que toda carne fornecida para lá, a partir de 2002, seja rastreada, o Brasil se prepara para instituir sua política de monitoramento do rebanho bovino. Uma portaria do Mapa deverá ser publicada até o final do ano, definindo as diretrizes da rastreabilidade e da certificação da carne "made in Brazil".

Pedro Paulo Pires acaba de retornar de uma viagem aos Estados Unidos, onde fechou o contrato de parceria para a produção em escala comercial do chip eletrônico com a indústria eletrônica Destron Fearing. Lá, ele também discutiu com uma empresa americana a confecção do "teclado do peão", um painel eletrônico que possibilitará as mudanças de funções no manejo de lotes de animais, quando o rebanho estiver sendo submetido a vários tratamentos ao mesmo tempo – vacinação, pesagem, entre outras.

Participam da reunião em Uberaba, ainda, o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antonio Batista Sancevero, o chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da unidade da Embrapa de Campo Grande, Tênisson Waldow de Souza, e o coordenador do programa Embrapa Carne de Qualidade, Kepler Euclides Filho, que representa a empresa na comissão que elabora a portaria do Mapa para a rastreabilidade da carne.

Jornalista: Thea Tavares (MTb 3207 PR) Embrapa Gado de Corte Telefone: (67) 368-2023 E-mail: thea@cnpgc.embrapa.br Visite nossa Sala de Imprensa: http://www.cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Corte\Carne 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/