01/11/01 |

Dia de campo apresenta manejo natural de campos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No próximo dia 29 de novembro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pesquisa e Abastecimento, estará realizando, na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé/RS, dia de campo para produtores rurais, técnicos e estudantes interessados em conhecer informações para aprimorar o manejo do campo natural. O tema a ser tratado será o "Uso do diferimento no manejo do campo natural", tecnologia desenvolvida pelo pesquisador Klecius Ellera Gomes.

A programação que acontecerá durante o período da tarde, das 13h30 às 17h30, nas próprias dependências da unidade, à BR 293, no local do confinamento entre o trajeto de Bagé - Hulha Negra, estará formada por quatro estações onde serão apresentados o projeto e os resultados da pastagem utilizada durante todo o ano, utilizando o tratamento testemunha, no potreiro 9; os resultados e visual ao utilizar o tratamento diferimento de inverno, no potreiro 1; resultados e visual do tratamento diferimento de verão, no potreiro 3, e apresentação das principais espécies forrageiras nativas ocorrentes nesse tipo de campo.

Segundo Klecius Gomes, o diferimento é uma prática de manejo que pode contribuir para a preservação e o melhor uso dos campos naturais, porque é um descanso planejado da pastagem para proporcionar a recuperação do vigor e a produção de sementes das melhores espécies forrageiras nativas, recuperando e/ou trabalhando a condição da pastagem. Outra finalidade é possibilitar a acumulação de forragem em um período para a utilização em outro, de pouco ou nulo crescimento da pastagem.

As vantagens apresentadas por este tipo de manejo são verificadas na recuperação de pastagens sobrepastejadas, sendo que o tempo para a manifestação dos efeitos varia de poucos a muitos anos, em relação à condição de degradação anterior através da dependência de alguns fatores como o tipo de vegetação, solo, clima, competição entre as espécies e estoque de sementes no solo. O trabalho mostra outro benefício que é viabilizar melhores condições de engorde do rebanho, proporcionando um acréscimo de 15k/animal.

Jornalista Cristiane Betemps(Mtb 7418-RS) Embrapa Pecuária Sul Telefone: (53) 242-8499, ramal 239 E-mail: betemps@cppsul.embrapa.br http://www.cppsul.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/