01/11/01 |

Frango colonial é tema do próximo dia de campo na TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV que vai ao ar em 9 de novembro, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), apresenta o Frango Colonial Embrapa 041, uma alternativa de produção agroecológica de carne. O Dia de Campo na TV é um programa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Embrapa 041, desenvolvido pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), está à disposição de empresas e produtores de todo o Brasil. Trata-se de um frango de corte de tipo colonial para criações semi-confinadas e agroecológicas. A carne do chamado frango colonial tem sabor semelhante à do frango caipira, mas com as vantagens do frango comercial (ou de granja), como a criação sob controle sanitário.

A produção do Frango Colonial 041 é integrada com outras atividades dentro da propriedade, como suinocultura, bovinocultura de leite, fruticultura, piscicultura e horticultura. Ele alcança idade de abate aos 84 dias, com peso vivo de 2,4 kg. É um cruzamento de raças pesadas de corte com raças semi-pesadas de postura, sendo menos exigente e mais tardio que o frango de corte industrial.

Até os 28 dias de nascidos, recomenda-se que os pintos do Embrapa 041 sejam criados com os mesmos cuidados de aquecimento, alimentação e controle sanitário dos frangos de corte confinados. A partir dessa idade, as aves podem ficar soltas (num espaço chamado de piquete, parque ou pastagem) e receber alimentação alternativa, como pasto verde picado ou inteiro, hortaliças, frutas, tubérculos e grãos.

A forma como é criado o Embrapa 041 e sua composição genética fazem com que a pele se torne mais pigmentada (amarela), a carne seja menos gordurosa, mais saborosa e mais consistente, não se desmanchando na hora de cozinhar.

O Dia de Campo na TV é transmitido via satélite para todo o País do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília. Pode-se sintonizar o programa por antena parabólica (polarização horizontal, banda C, freqüência 3910, sinal aberto) ou pelo Canal Rural (Net e Sky).

O programa é interativo. As dúvidas do público são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas são recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-610505 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949 ou pelo e-mail diacampo@sct.embrapa.br.

Jornalista: Rafael Faria Embrapa Informação Tecnológica Telefone: (61) 448-4278 E-mail: rafael@sct.embrapa.br ou macau@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/