01/12/01 |

Software para Gerenciamento de Bibliotecas é lançado em Campinas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Organizar uma biblioteca antes da utilização da informática significava um acúmulo de fichinhas de papel em inúmeras gavetinhas com as publicações devidamente catalogadas, aonde um atendente da biblioteca ou os próprios usuários, tinham que buscar manualmente o autor, título ou assunto do material pesquisado, estão lembrados? Este sistema não acabou de todo, mas as bibliotecas de médio e grande porte já utilizam sistemas informatizados para gerenciar a informação armazenada e disponibilizá-la de maneira rápida e adequada.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolveu em 1991, um sistema de tratamento e recuperação da informação para bibliotecas chamado Ainfo, no sistema operacional MS-DOS, AIX, e Solaris, utilizando recursos do ambiente de software NTIA (desenvolvido pela Embrapa), que foi sendo aprimorado com a ajuda de uma Comissão Permanente formada por um grupo de especialistas em biblioteconomia, até chegar na versão atual, com padrão MS-Windows.

Em dezembro dee 2001 a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) deu início ao treinamento de parte das bibliotecárias das 40 unidades de pesquisa, aproveitando para lançar a nova versão do software, o Ainfo 2001, com arquitetura cliente-servidor, baseada no sistema gerenciador de banco de dados relacional Interbase, oferecendo funcionalidades como: a atualização simultânea de bases de dados; manutenção de integridade entre dados conjugado às facilidades de recuperação de informação textual; interface amigável e todos os recursos do ambiente Windows. O software oferece também, facilidades para a gerência de bases de dados bibliográficas, agilizando algumas atividades administrativas de uma biblioteca.

A vantagem do software para a Embrapa, segundo Leila Maria Lenk, bibliotecária da Embrapa Informática Agropecuária, é que, sendo um software desenvolvido na empresa sua evolução está de acordo com as necessidades de seus usuários, além do que, se surgir uma tecnologia nova, é possível adotá-la, complementa a bibliotecária.

Utilizado em todas as bibliotecas da Embrapa, o software tem tido boa aceitação também em organizações estaduais e institutos de pesquisa além de algumas universidades. O Centro de Computação da Unicamp é um dos institutos que adotou o sistema Ainfo, em sua versão anterior.

Na opinião da bibliotecária Eliane Egídio, que o utiliza desde maio de 1996, o Ainfo está entre os softwares mais completos que ela conhece para o gerenciamento da informação. "O que o torna mais eficiente é o fato de ter sido desenvolvido em parceria bibliotecária/analista de sistemas. Sempre que houver essa interação o sucesso é garantido", afirma Eliane.

A coordenadora de Informação e Documentação da Embrapa, Maria Helena Kurihara, informa que no acervo de 20.160 registros da Biblioteca Central em Brasília, o Ainfo 2001 já está sendo testado, e, segundo a bibliotecária Simara Gonçalves Carvalho, o software tem deixado todos os usuários satisfeitos.

João Francisco Antunes, pesquisador na Embrapa Informática Agropecuária, responsável pelo desenvolvimento do Ainfo 2001, informa que para o ano que vem já está prevista a integração do software com o formato MARC de bibliotecas do Congresso Americano e com o protocolo Z39.50 usados nas grandes bibliotecas do mundo todo.

Jornalista: Vera Borges Embrapa Informática Agropecuária Telefone: (19) 289-9800 Fax: (19) 3789-5743 E-mail: vera@cnptia.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Informática 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/