01/12/01 |

Dia de campo apresentará dois novos híbridos de tomate para produtores do DF

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estará lançando oficialmente amanhã, dia 13 de dezembro, quinta-feira, dois novos híbridos de tomate: o Finestra e o Duradoro. O lançamento acontecerá durante o dia de campo voltado para produtores do Distrito Federal, que começará às 9 horas, na sede da Embrapa Hortaliças, localizada na BR 060, Km 09, na Rodovia Brasília/Anápolis, Brasília/DF.

O Finestra (que significa janela, em italiano) é um tomate próprio para ser plantado em pequenos espaços, como jarros ou jardineiras, com características decorativas. Produz frutos pequenos e possui porte compacto, folhas de verde intenso e flores amarelas. Apesar do porte pequeno, não é um híbrido anão, como outras plantas ornamentais. Próprio para ser plantado dentro de casas ou apartamento, o Finestra contudo tem uma exigência: precisa de pelo menos quatro horas de sol por dia.

A variedade produz até 40 frutos por pé, em vasos de 5 litros. Os frutos alcançam peso de 30 a 50 gramas, são firmes e possuem boa conservação após a colheita. Um tomate comum de mesa pesa entre 150 a 200 gramas. O fruto do novo híbrido tem sabor bem semelhante ao tomate comum e é bem menos ácido que o tomate "cereja". A duração dos frutos na planta é por volta de 30 dias. A planta possui uma vida produtiva de cerca de 40 dias, após o início da colheita

O novo tomate surgiu durante pesquisas para híbridos de tomate tipo industrial, realizadas pelos pesquisadores Leonardo Giordano, Antônio Carlos Torres e Leonardo Boiteux, da Embrapa Hortaliças. Durante quatro anos os pesquisadores cruzaram vários tipos de híbridos, até chegar ao tomate Finestra ornamental. A variedade é resistente à murcha do Fusário, uma doença que provoca um murchamento da planta, e à mancha foliar cinzenta, que provoca manchas marrons-cinzentas nas folhas. Este tipo de doença diminui a produção da planta.

O Finestra é um produto voltado para floriculturas e casas de jardinagem. O ideal é que seja vendido ao consumidor já dando frutos. Até o final do ano, as sementes do Finestra estarão disponíveis para comercialização na Embrapa Hortaliças. Duradoro – O Duradoro é o primeiro tomate longa vida brasileiro com resistência ao vírus vira-cabeça, um dos principais responsáveis por perdas significativas na produção. O inseto transmite com muita facilidade o vírus e é bastante resistente ao controle químico. Consequentemente, o uso de cultivares com resistência genética é uma das melhores alternativas para o controle da doença.

A nova cultivar entra num mercado praticamente dominado por sementes híbridas importadas. A Embrapa Hortaliças ainda está em negociação com empresas de sementes, mas a estimativa é que o custo da nova cultivar seja inferior ao preço das cultivares hoje comercializadas. A previsão é de que as sementes estejam disponíveis no mercado até o início de 2002. O Duradoro, além da resistência ao vírus, possui as características de ser um tomate de mesa, com plantas vigorosas, muito produtivo e com frutos de excelente tamanho: de 200 a 250 g. Suas características de longa vida permitem uma durabilidade pós-colheita 3 a 4 vezes maior que os tomates comuns.

Outra característica ressaltada pelos produtores que ajudaram a validar o produto foi a manutenção do sabor, ao contrário do que ocorre com os demais tomates longa vida, que perdem nesse item. A nova cultivar foi validada nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal, sendo indicada para plantio na região Centro-Sul.

A característica de longa vida faz com que esta nova cultivar seja apropriada para plantios em locais mais distantes do mercado consumidor e para sistemas de comercialização com manuseio excessivo do produto nas operações pós-colheita. Permite ainda a colheita de frutos maduros, mantendo as qualidades de firmeza e frescor por um período mais prolongado. Verificou-se ainda que os frutos da nova cultivar apresentaram teor de vitamina C total cerca de 46% superior aos frutos da cultivar Carmen, o tomate importado mais comum no mercado.

O tomate Duradoro é resultado de uma pesquisa que se iniciou em 1991, pelo pesquisador Leonardo Giordano, que buscava um tomate mais resistente ao vira-cabeça. Dessa nova linhagem saíram o Viradoro, tomate voltado para a indústria; o Nemadoro; fruto indicado para a região Nordeste e agora, finalmente, o Duradoro, tomate de mesa. É importante ressaltar que a linhagem do tipo longa vida não foi desenvolvida por meio de técnicas transgênicas.

Jornalista: Robinson Cipriano e Michele Costa Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448-4113 E-mail: robinson@sede.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/