01/12/01 |

Reunião discutirá morte de videiras na Serra Gaúcha

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Uva e Vinho, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, reúne nesta terça-feira, dia 18 de dezembro, produtores, técnicos e extensionistas para apresentar os resultados do levantamento de morte de videiras efetuado em 15 municípios da Serra Gaúcha. Na oportunidade também promoverá uma mostra pomológica de variedades de pessegueiro, nectarina e ameixeira com potencial para cultivo na Serra Gaúcha. O evento será realizado no auditório da Unidade, localizado em Bento Gonçalves/RS, das 13 às 18 horas.

Durante a reunião sobre morte de plantas, técnicos e produtores do setor vitícola conhecerão dos resultados do levantamento realizado pela Embrapa Uva e Vinho, em parceria com secretarias municipais de agricultura e Emater da região, em vários municípios da Serra Gaúcha. O trabalho teve como objetivo para identificar as causas do declínio e morte da videira.

De acordo com Lucas Garrido, coordenador da reunião, ao final das apresentações, também serão discutidas propostas para a solução deste problema que tem preocupado pesquisadores e demais profissionais que atuam na viticultura.

Mostra Pomológica - Com inicio previsto para as 16 horas, a Mostra Pomológica, reunirá cerca de cinqüenta variedades de pêssego, nectarina e ameixeira, permitindo aos produtores e técnicos conhecer, avaliar e degustar frutos de variedades com potencial de cultivo na Serra Gaúcha

Conforme Alexandre Hoffmann, pesquisador da área de fitotecnia e coordenador do evento, numa mostra pomológica frutas de diferentes cultivares são apresentadas para que se conheçam suas principais características e potencialidades para comercialização. Proporciona, ainda, a troca de informações entre produtores, técnicos e pesquisadores sobre a qualidade e características desejadas das frutas, de modo a atender as exigências do mercado. A mostra também oferece uma oportunidade para o produtor de frutas da caroço da região ampliar o período de safra e diminuir a dependência de um pequeno número de cultivares.

Mais informações - fone 54 452-2144, com os pesquisadores Alexandre Hoffmann (hoffmann@cnpuv.embrapa.br) ou Lucas Garrido (lucas@cnpuv.embrapa.br).

Jornalista Fernando Ribeiro Taroco - MTb 6725 taroco@cnpuv.embrapa.br Embrapa Uva e Vinho Telefone: (54) 452-2144  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Temperadas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/