01/12/01 |

Seminário busca difundir segurança alimentar do café

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, coordenado pela Embrapa Café, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou, no dia 18 de dezembro, o primeiro Seminário de Sensibilização de Técnicos e Extensionistas para o Programa de Segurança Alimentar do Café, em parceria da EMBRAPA com o SENAI, SEBRAE E SENAR, na Universidade Federal de Lavras – MG.

O objetivo foi difundir, no meio empresarial do café e nos setores ligados a Serviços, os conceitos de Segurança Alimentar do Café e as Boas Práticas Agropecuárias (BPA) do Sistema Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (Projeto APPCC – Campo) e seus benefícios para o agronegócio café.

Durante o Seminário foram abordados temas relativos às exigências de mercado no que diz respeito aos aspectos sanitários dos alimentos e apresentados os produtos gerados pelo Projeto APPCC que podem auxiliar na melhoria da qualidade e da segurança dos alimentos. Os participantes tiveram a oportunidade de adesão ao Projeto e foram informados sobre cursos específicos de formação de técnicos e extensionistas de empresas na implantação de Boas Práticas e Sistema APPCC. Participaram do evento 80 representantes de instituições relacionadas ao agronegócio café: Emater, cooperativas, Embrapa, Instituto Mineiro Agropecuário - IMA, Universidade de Lavras, Universidade de Viçosa, Epamig, entre outras.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Tânia Barreto Corrêa, que ministrou palestra sobre as "Normas para Qualidade e Exigências para o Mercado do Café", o Seminário conseguiu sensibilizar seus participantes para a importância do Programa e criou grande expectativa. "Foi unanimidade a percepção da necessidade de se aplicar todos os conceitos de segurança alimentar do café e, em breve, da exigência dessa prática para garantir, ao Brasil, a liderança do mercado de café", avaliou.

As ações de conscientização prosseguem. O próximo passo é dar continuidade à produção de material didático e à formação de equipes de técnicos e extensionistas, que serão multiplicadores junto aos produtores e às cooperativas.

Jornalista: Flávia Raquel Bessa Embrapa Café Telefone: (61) 448-4045 E-mail: flavia.bessa@embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/