01/01/02 |

Brasil e Venezuela podem fazer intercâmbio de tecnologias agrícolas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com a Universidade Federal de Roraima, a Escola Técnica e a Federação do Comércio, estiveram reunidos em Maturin, na Venezuela, durante três dias, com o Governador do Estado de Monagas, colégio de reitores da Universidad de Oriente (UDO), o Instituto Nacional de Investigaciones Agrícolas (INIA) e produtores rurais. O objetivo da visita foi estreitar relações entre os dois países, com a promoção de intercâmbio de tecnologias agrícolas desenvolvidas pela instituição no Estado.

A aproximação surgiu durante o Amazontech, evento realizado em Boa Vista, no mês de novembro de 2001, quando técnicos do INIA e uma delegação do Estado de Monagas conheceram as tecnologias desenvolvidas em Roraima e, especialmente, aquelas apresentadas na vitrine tecnológica.

A comitiva brasileira visitou a sede do INIA em Monagas, o Campus da UDO e área de produção de grãos, em especial de soja e sorgo, de produtores rurais que estiveram em Roraima no final de dezembro.

Na região de Caripe, conheceram a estação experimental do INIA, onde são desenvolvidos experimentos de café e citros, uma fábrica de processamento de suco concentrado de laranja e estufas para o cultivo protegido de tomate, pimentão e flores.

Conforme Joaci Freitas, chefe-geral substituto da Embrapa Roraima, com o projeto de cooperação técnica entre a Embrapa e o INIA, pretende-se realizar testes de cultivares e época de plantio de soja na lavoura de um produtor rural na região de Maturin e na estação experimental do INIA no município de Santa Bárbara.

Com a cooperação técnica, além das pesquisas com variedades de soja, existe a possibilidade de capacitação de produtores rurais, estudantes e técnicos na Embrapa Roraima.

A região O Estado de Monagas, com área de 28.900 Km², possui paisagens naturais de serras, Llanos e planícies. A capital Maturin está localizada ao noroeste da Venezuela, com uma paisagem chamada Llanos Orientales, apresentando uma estação seca de fevereiro a abril, e outra chuvosa durante o resto do ano, sendo que o maior índice está nos meses de junho e julho, como ocorre em Roraima. De acordo com produtores rurais venezuelanos que visitaram a vitrine tecnológica da Embrapa, esta região apresenta muitas semelhanças com o lavrado de Roraima. Para eles, existe um interesse na aquisição de sementes de boa qualidade e desenvolvimento de pesquisas junto a instituições capacitadas, como é o caso da Embrapa e do INIA, na região dos Llanos.

Jornalista Daniela Collares Embrapa Roraima (Boa Vista) (95) 91124791 - (95) 626-7018 endereço eletrônico - daniela@cpafrr.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/