01/02/02 |

Aplicação de agrotóxicos em citros será tema de dia de campo na TV em abril

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No dia 19 de abril a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estará mostrando uma técnica de calibração de pulverizadores para aplicação de agrotóxicos na citricultura, por meio do Dia de Campo na TV. A importância da técnica está no aumento da eficiência do uso de agrotóxicos, visando atender as exigentes normas para Produção Integrada de Citros. Além de ambientalmente correto, o processo permite ao aplicador uma margem maior de segurança.

O programa vai explicar as várias etapas da técnica, como seleção do alvo da aplicação, verificação de padrão de deposição, regulagem do pulverizador para melhorar a deposição e cálculo da quantidade de agrotóxico a ser colocada no tanque de pulverização.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) Aldemir Chaim, que será entrevistado no programa, a falta de calibração dos pulverizadores em citros pode resultar perdas de agrotóxicos que ultrapassam 40%. Essas perdas também decorrem por deriva e evaporação de gotas de pulverização. Serão abordados outros cuidados que devem ser observados, como, por exemplo, não aplicar em condições de muito vento, além de obedecer os prazos de carência do produto, ou seja respeitar os intervalos entre a aplicação e a colheita. "O MIP (Manejo Integrado de Pragas) deve ser o sistema a ser utilizado no controle das pragas e doenças dos citros", aconselha o pesquisador.

O Manejo Integrado de Pragas (conhecido como MIP), constitui um plano de medidas voltadas para diminuir o uso de agrotóxicos na produção convencional, buscando otimizar o uso desses produtos no sistema. O princípio da agricultura convencional de atacar apenas os efeitos permanece à medida em que todas as práticas se voltam para o controle de pragas e doenças e não para o equilíbrio ecológico do sistema. Contudo, existe uma preocupação em se utilizar agrotóxicos apenas quando a população desses organismos atingir um nível de dano econômico (em que as perdas de produção gerem prejuízos econômicos significativos), diminuindo a contaminação do ambiente com tais produtos.

O Dia de Campo na TV é transmitido de Brasília para todo o país via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, freqüência 3910, sinal aberto. O programa é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas durante o programa pelo telefone 0800-610505 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949, ou ainda pelo e-mail diacampo@spi.embrapa.br.

Jornalista: Eliana Lima (MTb 22047) Embrapa Meio Ambiente Telefone: (19) 3867-8700 E-mail: sac@cnpma.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/