01/02/02 |

Parceria ajuda a formar cidadãos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Trabalhadores da Embrapa, assentados e desempregados estão tendo a oportunidade de se alfabetizar, concluir o primeiro grau e fazer um curso profissionalizante, por meio de uma parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento (Sinpaf). Amanhã, dia 16/02, 32 alunos receberão o certificado do curso profissionalizante em Bento Conçalves (no Clube da Cidade, às 19h) e 57 receberão o diploma em Petrolina (Auditório do Centro de Convenções, também às 19h). Hoje, 46 alunos se formam em Passo Fundo, RS.

As salas de aula funcionam dentro de algumas unidades de pesquisa da Embrapa e em escolas públicas das cidades atendidas pelo projeto. A Embrapa cede o espaço para as aulas e um hora diária de trabalho para a participação dos empregados no curso; os recursos do FAT, administrados pelo SINPAF, garantem o transporte, alimentação, material escolar e a contratação dos professores e coordenadores pedagógico envolvidos.

O projeto de Elevação da Escolaridade foi iniciado em agosto de 2000 em Pelotas, Bento Gonçalves e Passo Fundo (RS) e em Petrolina (PE). Ao todo são 360 pessoas atendidas pelo projeto, entre trabalhadores da Embrapa, Codevasf, Irrigantes do Vale do São Francisco, assentados do Incra, desempregados e familiares que não possuem o primeiro grau completo.

A parceria garante aos alunos o curso de alfabetização e conclusão do primeiro grau com qualificação profissional, com vistas a produção de mudas, poda, irrigação de pequenas propriedades, cooperativismo e verticalização da agricultura para a agregação de valores aos produtos agrícolas, além de resgatar a auto-estima e o senso de cidadania dos trabalhadores e desempregados.

A maioria dos alunos está na faixa etária dos 45 anos, a participação das mulheres no curso equipara-se ao número de homens e a maioria encontra-se, em média, a mais de 20 anos afastados das salas de aula.

Jornalista Elisângela Santos (Mtb: 19.500) Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448 4039/ 4113

Jornalista Selma Beltrão (2490/13/11 DF) Assessoria de Imprensa – SINPAF Tel: (61) 224 0966  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/