01/02/02 |

Criação de banco de semens de peixes do Pantanal preserva espécies de valor econômico da região

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estão implantando o projeto "Criação do Banco de Semens Congelados de Peixes do Pantanal", para assegurar a conservação e utilização da diversidade genética dos peixes neotropicais brasileiros.

Segundo a coordenadora do projeto e Chefe Geral da Embrapa Pantanal (Corumbá/MS), Emiko Kawakami de Resende, já foram coletados e congelados semens das principais espécies de valor econômico da região, como, o Pacu, Dourado, Pintado e a Cachara. "Estamos avançados nas coletas de semens, principalmente, das espécies dos rios Taquari e Miranda. Com esta iniciativa, pretendemos contribuir na manutenção da diversidade genética de peixes do Pantanal ajudando, também, nos projetos de piscicultura do país".

A pesquisa tem o patrocínio da Agência Governamental do Canadá (Cida), e parceria com a World Fisheries Trust, entidade não governamental, também canadense. Além do Pantanal, o banco de semens congelados de peixes é desenvolvido em Minas Gerais – na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e PUC Minas, Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig), Furnas, Eletrosul e, em Santa Catarina - na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A construção de barragens e outras degradações ambientais tem reduzido, consideravelmente, as populações de peixes migradores. Para resolver esta situação é necessário estudo e pesquisa permanente, visando aumentar a conservação dos recursos genéticos aquáticos.

Estes problemas levaram países como o Canadá , a desenvolverem técnicas de congelamento em nitrogênio líquido de semens de Salmões, na tentativa de preservar e conservar a diversidade genética em programas de repovoamento e melhoria da produção em projetos de criação das espécies em cativeiro. No Brasil, alguns estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina já se defrontam com problemas similares, onde a construção de grandes barragens hidrelétricas contribui para a redução de populações piscícolas de espécies migradoras.

A inclusão do Pantanal neste projeto possui caráter estratégico, na medida em que constitui, ainda, uma das bacias mais conservadas, com populações importantes de peixes migradores com reconhecido valor econômico para a pesca profissional e esportiva, bem como, um grande banco de reprodutores para projetos de piscicultura no país.

Jornalista: Hélio Magalhães Embrapa Pantanal Telefone: (67) 231-1430 E-mail: helio@cpap.embrapa.br  

Tema: Ecossistema\Pantanal 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/