01/02/02 |

Brasil e Japão assinam projeto de apoio a agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A transferência de tecnologia a pequenos produtores é o objetivo central da nova fase do projeto de cooperação técnica que o Brasil mantém com o Japão. Minuta nesse sentido foi assinada em 5 de fevereiro, pelo diretor-presidente, Alberto Portugal, e o chefe da missão da Japan International Cooperation Agency (Jica), Satoshi Fujii.

A nova modalidade de cooperação bilateral prevê a organização dos produtores, a criação de canais de comercialização e de comunicação. Inicialmente, o público alvo do projeto serão os pequenos produtores do Tocantins e de regiões de cerrado. Em 2003 deverão ser criados, naquele estado, seis centros de referência, cada um ligado a 12 fazendas representativas do universo da região.

Os escritórios contarão com o apoio de monitores, cuja tarefa será disseminar novas tecnologias e fazer o acompanhamento de sua implementação nas fazendas. As iniciativas serão detalhadas pelas instituições envolvidas até outubro, quando nova missão estará no país para a assinatura do projeto definitivo

Para o chefe da Embrapa Cerrados – Planaltina/DF, Carlos Magno, presente na cerimônia de assinatura da minuta, o grande ganho será na área de capacitação de pessoal no manejo de tecnologias de informação. Os japoneses devem colaborar com aporte financeiro, na aquisição de equipamentos, veículos e pequenas máquinas e na montagem da rede de comunicação entre os centros de referência e os produtores.

Jornalista Valéria Costa – MTb 15.533/59/32/SP Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Fone: 61- 448.4247 E-mail: silveira@sede.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/