01/02/02 |

2001 foi mais um ano bom para a avicultura e a suinocultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A avicultura viveu mais um ano de crescimento em 2001. A avaliação é do pesquisador Dirceu João Duarte Talamini, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "Em 2001, a avicultura brasileira se afirmou com a segunda maior do mundo e conseguiu atingir a marca de um bilhão de dólares em exportações", ressalta Talamini, que é chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC).

Como fatores que contribuíram para o sucesso da avicultura, o pesquisador destaca o adequado apoio governamental nas rodadas internacionais de negócios, produto de qualidade com preço competitivo, política cambial favorável, boa estrutura de comercialização, adequada política agrícola para o setor e boa coordenação entre os diversos elos da cadeia produtiva.

O ano passado mostrou também que a produção de aves continua firme no Sul. "Em 97, o Sul era responsável por 52,4% da produção nacional. Em 2001, a participação da região aumento para 55,2%", revela Talamini.

Suinocultura - A suinocultura brasileira obteve nos últimos 12 meses resultados pouco observados recentemente, apresentando saldos positivos na maioria dos meses do ano de 2001. "Todavia, apesar de preços estimulantes pagos ao produtor, os custos dos insumos tiveram aumentos que acabaram por retirar a lucratividade da suinocultura em alguns meses do ano", observa o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Ademir Francisco Girotto.

O destaque do ano foi a abertura de novos mercados. Graças aos negócios com a Rússia, o Brasil exportou volumes nunca antes alcançadas e fechou 2001 em quarto lugar no ranking dos exportadores com cerca de 220 mil toneladas. Com base na análise dos problemas e potencialidades dos grandes produtores mundiais fica claro que o Brasil apresenta amplas possibilidades de se firmar como grande fornecedor de proteína animal.

O mercado internacional sinaliza para o crescimento das exportações brasileiras e possibilidades de abertura de novos mercados, como o México, Bielorússia, Hungria, Polônia e Romênia, que já importam pequenas quantidades e poderão aumentar o volume de suas compras. "Existem boas perspectivas para 2002, assim como grandes desafios, como a necessidade de mais investimentos em bem-estar animal e com o meio ambiente", aponta Girotto.

Jornalista: Jean Carlos Porto Vilas Boas Souza - Reg.Prof.Nº.MTb-SC-00717 Embrapa Suínos e Aves Telefone: (49) 442-8555 E-mail: jean@cnpsa.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Aves 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/