01/02/02 |

Ministro defende rastreabilidade bovina no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Em visita ao estande da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no dia 7 de janeiro, no Show Rural Coopavel, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinicius Pratini de Moraes destacou a importância do Sistema Embrapa de Rastreamento, que vai permitir o controle e a rastreabilidade da bovinocultura nacional. A tecnologia vai ampliar a competitividade brasileira do sistema produtivo no exterior, que atualmente conta com 170 milhões de cabeças de gado. Além disso, o rastreamento é condição básica para a certificação de carne de qualidade e garantia de sua origem.

A Embrapa, que atualmente é a única certificadora nacional, desenvolveu o sistema de rastreabilidade para identificar eletronicamente os animais. Com a introdução de um chip – dispositivo eletrônico – no corpo do animal é possível armazenar os dados sobre o histórico de vida de cada bovino. A tecnologia facilita o controle numérico do rebanho e também o manejo sanitário, alimentar e reprodutivo, garantindo segurança total sobre todas as informações registradas. Inovação tecnológica

Até agora, mais de 10 mil pessoas tiveram acesso às tecnologias da Embrapa, expostas no estande institucional e nas unidades demonstrativas de grãos, forrageiras e suínos. A Embrapa está representada no Show Rural por sete unidades que estão expondo o que há de mais atual em termos de pesquisa agropecuária.

O granulômetro, por exemplo, é um instrumento capaz de colaborar no preparo de ração animal à base de milho, determinando mais qualidade para alimentação animal. Outros equipamentos apresentados são os detectores de prenhez de caprinos, bovinos e equinos, que permitem maior precisão e rapidez ao processo.

A Embrapa também está expondo sua coleção de cultivares de soja, milho e feijão, desenvolvidas para o Paraná. Além de três pré-lançamentos de soja - cultivares altamente produtivas e resistentes às principais doenças - a Vitrine de Tecnologias apresenta o BRS 100, primeiro híbrido simples da Embrapa, que pode ser usado como grão e silagem.

Uma das grandes atrações do Show Rural são os girassóis coloridos, que podem ser cultivados em qualquer região do país com pouco investimento. A tecnologia é uma das alternativas da Embrapa para pequenos produtores.

A estação experimental de soja para alimentação humana é uma das mais visitadas pelos produtores. Em breve, a BRS 213, cultivar de sabor mais suave, estará disponível a todos os agricultores brasileiros. O suíno light e o frango colonial continuam atraindo a atenção dos produtores. Esses animais são alternativa para quem busca carne saborosa e com menos gordura.

Para os produtores de leite, os pesquisadores da Embrapa fazem plantões técnicos esclarecendo as principais dúvidas da atividade leiteira. A busca por novas soluções para a agroindustria faz com que dezenas de pessoas procurem pelo curso de produção de cenouretes e catetinhos, que são as minicenouras da Embrapa, semelhantes às baby carrots importadas.

Embrapa no Show Rural Jornalista Lebna Landgraf (MTb 2903) (43) 9994-2270  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Corte\Carne 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/