01/02/02 |

Resistência de plantas daninhas a herbicidas é destaque na Vitrine de Tecnologias da Embrapa na Coopavel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A demonstração da resistência de plantas daninhas a herbicidas nas culturas da soja e do milho é um dos pontos fortes da Vitrine de Tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Emater-PR. A vitrine está localizada no Show Rural Coopavel, em Cascavel/PR.

A resistência de plantas daninhas a herbicidas já ocorre em todo o Brasil é um problema que vem cada vez mais preocupando os pesquisadores. No Paraná, foram identificados quatro plantas daninhas resistentes: o leiteiro, o picão preto, a marmelada e o capim cochão. Para reverter esse problema, os pesquisadores indicam a substituição do herbicida usado na lavoura por um produto que tenha mecanismo de ação diferente. Além disso, existe a indicação para que os agricultores também façam a rotação de culturas da propriedade.

Na Vitrine de Tecnologias, estão sendo demonstrados também os mecanismos das semeadoras de soja e de milho em plantio direto. No total, estão expostos 11 kits de diferentes empresas que têm semeadoras no mercado. Os produtores que visitam o Show Rural têm a oportunidade de conhecer os recursos disponíveis em cada máquina e também seus opcionais. O objetivo é orientar os produtores para que, durante a compra de novos equipamentos, optem pelos modelos que atendam melhor suas necessidades. A demonstração visa ainda explicar como é possível potencializar o uso de equipamentos já disponíveis na propriedade, através de adaptações que proporcionem maior desempenho.

A Embrapa apresenta ainda a forrageira massai que estará disponível no mercado no próximo ano. Além de apresentar boa cobertura do solo, esta forrageira do grupo dos coloniões é resistente à ciganinha, principal praga das forragens. Atualmente as forrageiras da Embrapa são responsáveis por 75% do mercado brasileiro de sementes, ocupando 35 milhões de hectares de pastagem. Os materiais já tradicionais da Embrapa estão em exposição, mas os pesquisadores também estão informando como manter a produtividade das pastagens em períodos críticos.

"Há a necessidade de recorrer às capineiras, que podem ser trituradas e fornecidadas no cocho, além de utilizar a suplementação com mistura de mineral, uréia, milho, farelo de soja, entre outros", explica o pesquisador Ademir Zimmer.

Embrapa no Show Rural Jornalista - Lebna Landgraf Mtb 2903 Telefone: (43) 9994-2270  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/