01/03/02 |

Manejo das doenças de soja é tema de dia-de-campo na TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O próximo Dia-de-Campo na TV, que será transmitido dia 22,sexta-feira, das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), vai abordar o tema Manejo e Controle das Doenças da Soja. O programa é uma produção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Há mais de 50 doenças de soja identificadas no Brasil, muitas delas já controladas pelo desenvolvimento de cultivares resistentes. No entanto, as doenças causadas por nematóides e fungos ainda provocam perdas econômicas.

Na implantação da cultura, as perdas podem ser evitadas com o manejo adequado do solo, que colabora para o bom desenvolvimento da planta e previne o ataque de doenças. A ação dos nematóides provoca perdas de dez por cento da produção mundial de soja.

No Brasil, os nematóides formadores de galha e o nematóide de cisto da soja são os mais freqüentes. Durante o programa, os pesquisadores vão explicar qual a melhor forma de controle do problema.

As doenças foliares de final de ciclo (mancha parda e o crestamento foliar de cercospora) também terão destaque no Dia-de-Campo na TV, pois são um problema sério em todas as regiões produtoras do país. Os danos causados por essas doenças são mais sérios nas regiões quentes e chuvosas. Seus efeitos são mais visíveis após a formação da vagem e o início da maturação.

O Dia-de-Campo na TV é transmitido, ao vivo, do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).

O Dia-de-Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas ao vivo por especialistas. As perguntas serão recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273-8949 ou ainda pelo e-mail diacampo@sct.embrapa.br. A Embrapa Amapá se coloca à disposição dos interessados que queiram assistir o programa no seu auditório, localizado na Rodovia JK, km 05. Contatos pelo fone (96) 241.1551, ramal 205, 233 ou 230.

Jornalista: Juliana Miura Embrapa Informação Tecnológica Fone: (61) 448-4278 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/