01/03/02 |

Cruzeiro vai para segunda fase do baianão turbinado com mandioca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

O Cruzeiro vai enfrentar a Catuense no próximo domingo, 31, em Cruz das Almas, com um reforço a mais: a mais tradicional fonte de energia do povo brasileiro, a mandioca passou a fazer parte com mais freqüência da dieta do time. Se vencer a partida, a equipe estará classificada para a disputa da segunda fase da primeira divisão do campeonato bahiano.

O cardápio especial para esse domingo será fornecido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, que funciona na cidade-sede do azulão do Recônvaco e é uma das 40 Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, estatal vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento cuja atenção está voltada para a geração de tecnologias para mandioca e fruticultura. A parceria já dura dois anos com o fornecimento regular de produtos pesquisados, mas, há algum tempo os derivados da mandioca passaram a ter mais presença na mesa dos atletas. Procurado pelo pesquisador Joselito Motta, da equipe de pesquisa da Embrapa, o presidente do clube Mário Araújo sinalizou favoravelmente dizendo-se disposto a valorizar o esforço de produtores de beijus, tapioca e plantadores de aipim que muito lutam na procura de mercado para seus produtos.

Já Ivanor Cruz, preparador físico do Cruzeiro, recebe com alegria a nova fonte alimentar e acrescenta que seu trabalho será facilitado pois espera que o rendimento físico da equipe poderá melhorar. O artilheiro Fafá não tem dúvida dos benefícios nutricionais da mandioca e não renega sua origem de filho de lavrador de mandioca. "Lembro muito bem das jornadas na roça com meu pai na labuta com a enxada. Mandioca no prato e no pão quer dizer mais gols para alegria do azulão", diz o goleador.

O Cruzeiro se concentra a partir de sábado na hospedaria da própria Embrapa, que fica numa área bucólica ideal para esse tipo de preparação.

REDATOR: DALMO OLIVEIRA - Registro profissional. MTb/PB N.º 0598 Telefones p/ contato: (75) 621.8087 Fax (75) 621.1118 Email: dalmo@cnpmf.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças\Mandioca 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/