01/03/02 |

Preço mínimo viabiliza a produção de trigo em MS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A decisão do Conselho Monetário Nacional em fixar o preço mínimo da tonelada de trigo produzido em Mato Grosso do Sul em R$ 300,00 por tonelada confirmou a expectativa do secretário nacional de Política Agrícola, Benedito Rosa do Espírito Santo, que esteve em Dourados, em 27 de fevereiro, participando de um evento de revitalização da triticultura no Estado, realizado no auditório da Embrapa Agropecuária Oeste, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

"O preço mínimo anunciado viabiliza a produção do trigo na região centro-sul do Estado", diz o chefe-geral da Embrapa de Dourados, José Ubirajara Garcia Fontoura. Em 2002, o produtor precisará colher 1.680 quilos ou 28 sacas por hectare para cobrir os custos fixos e variáveis de produção. Na safra de 2001, a média foi superior a 1.700 quilos por hectare.

Viabilizada financeiramente a cultura, "o produtor precisa agora organizar o processo de produção, inclusive encaminhando os projetos de custeio ao Banco do Brasil, onde os recursos já estão disponibilizados", afirma Ubirajara Fontoura, ressaltando ainda a necessidade da utilização correta das tecnologias disponíveis e obediências às recomendações do zoneamento agrícola, especialmente quanto a solos adequados e épocas corretas de plantio.

Um outro anúncio de Benedito do Espírito Santo, que agradou às instituições de pesquisa, empresários e produtores rurais, é a garantia de que o governo federal comprará, no mínimo, 50 mil toneladas do trigo sul-mato-grossense.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embrapa, a Delegacia Federal de Agricultura, a Seprod, a Aprosul e a Comissão Estadual de Sementes e Mudas (CESM) "encontrarão mecanismos para que o produtor possa fazer uso de semente própria, excepcionalmente na safra deste ano", informa Ubirajara Fontoura, lembrando que a cultura é um importante componente do sistema de produção agropecuária em Mato Grosso do Sul e é mais adequada para o período outono/inverno".

Além de transferir tecnologias, a Embrapa de Dourados está empenhada em ampliar o programa de pesquisa com a cultura do trigo, desenvolvendo cultivares de alta qualidade industrial e resistentes aos estresses bióticos e abióticos, controle de doenças e de insetos-pragas, principalmente através do uso do tratamento de sementes, adubação e nutrição de planta, manejo de ervas daninhas, práticas culturais, sistema de produção em plantio direto e custos de produção. A empresa vai também capacitar a assistência técnica e privada para o monitoramento das lavouras de trigo, através de publicações, reuniões técnicas e informações pela imprensa.

Embrapa Agropecuária Oeste Telefone: (67) 422-5122 E-mail: sac@cpao.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Trigo 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/