01/03/02 |

Dia-de-campo deve reunir 500 profissionais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Cerca de 500 profissionais da assistência técnica e produtores do Paraná, São Paulo e Santa Catarina estarão reunidos amanhã, dia 8, das 8h30 às 17 h, na Vitrine de Tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento, para participar do dia-de-campo sobre tecnologias para as culturas da soja, girassol, trigo, feijão, milho, milheto e sorgo.

Durante o evento vão ser abordados temas variados em 12 estações experimentais (confira programação abaixo). O debate sobre o descarte de embalagens de agrotóxicos é um dos temas que foi inserido pela primeira vez na programação do dia-de-campo. A Embrapa, a Secretaria Estadual do Paraná e a Emater-PR pretendem orientar produtores e extensionistas sobre a nova lei, que obriga os fabricantes de embalagens a dar o devido tratamento ao material. "Os cuidados devem começar na propriedade com a tríplice lavagem, o furo no fundo das embalagens e a devolução do material para o posto de coleta", explica o extensionista Fernando Adegas, da Emater-PR/Embrapa Soja.

Outra novidade é quanto ao manejo integrado de percevejos, com ênfase nos níveis de danos causados pelas três principais espécies da praga. Os percevejos prejudicam a produtividade, porque sugam os grãos de soja e, quando a infestação é muito alta, pode haver retenção foliar. "A retenção foliar impede a maturação ideal das plantas. Com isso, as folhas verdes, além de prejudicarem o processo de colheita, aumentam a umidade dos grãos", diz a pesquisadora Lenita Jacob.

Também terá destaque a importância do plantio direto para a sustentabilidade agrícola e sua melhoria na estabilidade de produção. Atualmente mais da metade da área plantada com soja no Paraná, que é de aproximadamente 3 milhões de hectares, utiliza o plantio direto. Este sistema pode proporcionar ganhos de produtividade que variam de 10 a 20%, dependendo das condições climáticas da safra. "Esta é a prática mais adequada para quem quer produzir e ser competitivo", garante o pesquisador Eleno Torres.

O dia-de-campo também terá uma estação experimental para apresentar cultivares de soja altamente produtivas e que ainda têm características especiais para a alimentação humana. A Embrapa e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa mostrarão a BRS 213, cujo sabor é mais suave do que das variedades tradicionais, por ser isenta de lipoxigenases, enzimas responsáveis pelo gosto de feijão cru característico da soja. Será mostrada também a BRS 216, que possui o mesmo sabor da soja tradicional, mas é ideal para produção de Natô (tipo de alimento feito da fermentação da soja, bastante consumido pelos japoneses).

Além de demonstrar tecnologias para a produção do girassol, a Embrapa irá apresentar as novas tonalidades da flor nas cores vinho, rosa, rosa claro, amarelo limão de centro claro, amarelo limão de centro escuro, mesclado, ferrugem e com forma de um raio de sol. "As sementes ainda estão em fase de multiplicação, mas a Embrapa irá disponibilizar no mercado as variedades do girassol colorido a partir do segundo semestre", diz a pesquisadora Vania Castiglioni.

PROGRAMAÇÃO
Estação 1- Cultivares e Manejo Integrado de Doenças no Feijoeiro Estação 2- Cultivares de Soja - 1ª Época 05/Out Estação 3- Soja na Alimentação Estação 4- Cultivares de Soja - Época Normal 05/Nov Estação 5- Densidade de Plantio e Nematóides na Cultura da Soja Estação 6- Cultivares de Milho, Sorgo e Milheto - Estação 7- Cultivares de Girassol / Tecnologias para Cultura de Trigo - Estação 8- Manejo Integrado de Percevejos Estação 9- Descarte de Embalagens de Agrotóxicos Estação 10- Semente de Soja enriquecida com Molibdênio Estação 11- Tecnologia de Adubação para Soja Estação 12- Manejo do Solo em Plantio Direto

Jornalista: Lebna Landgraf (MTb 2903) Embrapa Soja Telefone: (43) 371-6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br

 

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/