01/03/02 |

Dia-de-campo mostra bioinseticidas para controle de lagartas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Bthek Biotecnologia promovem neste sábado, dia 9 de março, das 9 às 15h30, em Brazlândia-DF, um dia- de-campo sobre o Uso de Bioinseticidas no Controle de Pragas de Hortaliças. O evento irá mostrar o emprego de um bioinseticida, feito à base da bactéria Bacillus thuringiensis, no combate à pragas, principalmente às lagartas que são muito danosas em quase todas as hortaliças.

O evento contará com a participação da pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat, os pesquisadores Carlos Marcelo Soares, Daniel Souza Dias e Andréa Cardoso Batista, da Bthek Biotecnologia e Hélio Roberto Dias Lopes, da Emater/DF.

Os pesquisadores mostrarão como é, como age e como a bactéria pode ser identificada. Chamado popularmente de Bt, o Bacillus thuringiensis ocorre naturalmente no solo e produz uma proteína, conhecida como cristal, que mata muitos insetos, principalmente lagarta e coleópteros (besouros). A proteína age no intestino das larvas dos insetos que comem as folhas tratadas com Bt. Os esporos da bactéria penetram no corpo, germinam e matam a larva por infecção generalizada.

Os produtos à base de Bt disponíveis no mercado brasileiro hoje podem controlar pragas das culturas de couve, repolho, couve-flor, brócolis, mandioca, tomate, abóbora e soja. Ao contrário dos inseticidas químicos, os bioinseticidas são inofensivos ao homem, aos animais e ao meio-ambiente, não afetam insetos benéficos e não causam poluição. Os especialistas garantem que a utilização desses produtos é muito eficaz no controle das pragas-alvo. Com o crescimento da agricultura orgânica, os bioinseticidas à base de Bt serão cada vez mais utilizados, uma vez que nesse tipo de cultivo, os agrotóxicos não podem ser utilizados.

A programação do dia-de-campo está dividida em quatro partes: palestras sobre o Bacillus thuringiensis, observação da bactéria, dos esporos e dos cristais em microscópio de contraste de fases, a produção e utilização do bioinseticida e uma demonstração em campo, onde serão observados os efeitos dos insetos em áreas tratadas e não tratadas com o bioinseticida. O dia-de-campo será realizado na Área Especial 04, lote 01 em Brazlândia – DF. Mais informações nos telefones (61) 448.4769 ou 448.4770.

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Telefones: (61) 448.4769 ou 448.4770 E-mail: hoje@cenargen.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/