01/04/02 |

Plantio direto de novas variedades é tema de dia-de-campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Redução de custo e ganho de tempo na semeadura são algumas das vantagens do plantio direto utilizando novas variedades como quinoa, amaranto, guandu e a kenaf. Este sistema será apresentado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante a 9ª Exposição Agropecuária de Brasília, no próximo dia 27 de abril. Será um dia de campo, entre 8h e 12h, na fazenda Modelo do Pró-Rural, no Parque de Exposições, Granja do Torto, Brasília (DF), com entrada franca.

O dia de campo é uma promoção da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), da Emater-DF e da Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC). O objetivo é oferecer aos produtores alternativas de cultivo em plantio direto, com espécies para diversificação da safrinha e integração lavoura-pecuária.

O produtor interessado poderá fazer sua inscrição no local e participar de quatro estações técnicas, com as seguintes palestras: Benefícios e Sustentabilidade do Plantio Direto, com o engenheiro agrônomo da APDC, Ronaldo Trecenti; Novas opções de Safrinha e Cobertura do Solo, com o pesquisador da Embrapa Cerrados, Carlos Spehar; Integração Lavoura-Pecuária, com o também pesquisador da Embrapa Cerrados, Lourival Vilela; e Aspectos Econômicos do Plantio Direto, com o engenheiro agrônomo da Emater-DF, Laércio de Júlio.

Sistemas de Produção em Plantio Direto

O plantio direto tem sido muito utilizado no Cerrado, cobrindo cinco milhões de hectares. Este sistema mantém o solo coberto a maior parte do ano, evitando a perda de sua qualidade causada pela longa exposição ao sol durante o período de seca. Neste sistema, o ciclo de plantas daninhas, pragas e doenças é quebrado e se produz a biomassa que protege o solo e recicla nutrientes.

A prática do plantio direto também pode ser realizada no sistema de integração lavoura-pecuária, que consiste em explorar a diferença na velocidade de crescimento entre plantas anuais e perenes para semeadura simultânea. Como exemplo, é semeado o milho e a braquiária. Após a colheita do milho, a pastagem se forma e permanece verde durante a seca. Desta forma a umidade residual é aproveitada para propiciar cobertura permanente do solo, com a vantagem de melhorar o desempenho da pecuária.

Jornalista Rose Azevedo (MTB 2978/13/74/DF) Embrapa Cerrados Telefone: (61) 388 9931 Email: imprensa@cpac.embrapa.br

 

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/