01/04/02 |

Agricultores podem produzir óleo de girassol na propriedade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Produzir óleo de girassol para consumo próprio em comunidades rurais é uma opção econômica para pequenos produtores. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai demonstrar, durante a ExpoLondrina 2002, que ocorre de 4 a 14 de abril, como extrair o óleo do girassol a frio, utilizando-se uma mini-prensa.

A utilização da mini-prensa, assim como a escolha das variedades que podem ser utilizadas e as tecnologias de produção da cultura será apresentada na Via Rural, das 10h às 18 horas, espaço coordenado por Gil Abelin, da Emater-PR.

Atualmente o girassol ocupa 100 mil hectares das terras brasileiras. As indústrias de óleo brasileiras esmagam cerca de 70 mil toneladas de girassol e o restante da produção atende o mercado de pássaros e de silagem. No entanto, a produção caseira do óleo é uma opção econômica e saudável para quem vive no campo. A partir da extração de 100 quilos de grãos, obtém-se 40 litros de óleo. O material excedente, chamado de torta, possui alto valor energético, sendo alternativa em misturas para alimentação de suínos, aves e bovinos.

O pesquisador Osvaldo Vasconcelos Vieira, da Embrapa Soja (Londrina/PR), explica que o óleo é rico em ácido graxo-linoléico, que ajuda a equilibrar os índices de colesterol sangüíneo. "Além de substituir os óleos tradicionais, por um produto de qualidade nutricional superior, os pequenos agricultores podem vender o excedente em feiras livres, agregando valor à propriedade".

Para estimular os produtores que praticam a agricultura familiar, o governo está financiando pelo Pronaf, a aquisição da mini-prensa, desenvolvida pela empresa Ecirtec em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos ( ITAL). "A mini-prensa poderá ser obtida através de programas comunitários, associações de produtores e pelas prefeituras, melhorando, dessa forma, a qualidade de vida no campo e no meio urbano", afirma o pesquisador.

Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Telefone: (43) 371-6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/