01/04/02 |

Aniversário é comemorado com inauguração de laboratório

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Em comemoração aos seus 27 anos, a Embrapa Soja (Londrina/PR), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove nesta terça-feira, dia 16 de abril, três palestras com renomados cientistas brasileiros para abordar as atividades de pesquisa relacionadas ao seqüenciamento e a manipulação de genomas. O evento será realizado no auditório da instituição, das 9h30 às 11 horas.

Na seqüência, será inaugurado oficialmente o Laboratório de Biotecnologia do Solo, onde serão desenvolvidas atividades relacionadas ao Projeto Genoma Brasileiro e ao Projeto Genoma do Paraná (Genopar), e ainda pesquisas em microbiologia do solo. Além de desenvolver atividades de seqüenciamento nacional e estadual, o laboratório é uma referência para cursos de capacitação para pesquisadores do Paraná.

A Embrapa investiu R$ 250 mil na construção do prédio de 380 metros quadrados, que vai abrigar o Laboratório de Biotecnologia do Solo. Além disso, o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq), através do Genoma Brasileiro, e o governo do Paraná, através do Genopar, aprovaram a liberação de cerca de R$ 1 milhão para a compra de equipamentos, material de consumo e capacitação dos profissionais.

Genoma Brasil

Na palestra que antecede à inauguração, o coordenador do Projeto Genoma Brasileiro, Andrew J. G. Simpson, pesquisador renomado na área genômica, vai abordar o tema Genoma Brasileiro - Rede Nacional de Sequenciamento de DNA.

No ano passado, Simpson coordenou o seqüenciamento do genoma da Chromobacterium violaceum, bactéria que tem atividade contra a Doença de Chagas, a malária e outras propriedades antibióticas. Os estudos do genoma de Chromobacterium violaceum, bactéria bastante comum nas águas do Rio Negro, Região Amazônica, envolveram cerca de cem pesquisadores de Norte a Sul do país.

A Embrapa Soja foi selecionada para compor a Rede Nacional do Projeto Genoma Brasileiro, formada por 25 laboratórios do Brasil. "A inauguração do laboratório representa um marco para a pesquisa do Norte do Paraná, que agora estará envolvido em pesquisas de ponta, na busca de genes de importância econômica para a agricultura, meio ambiente e saúde", explica o chefe-geral da unidade, Caio Vidor.

Genoma Paraná

O Laboratório de Biotecnologia do Solo da Embrapa Soja também faz parte da rede de 11 laboratórios que compõem o Projeto Genoma Paraná (Genopar), coordenado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná e do CNPq.

O professor da UFPR, Fábio Pedrosa, coordenador do Genopar, estará em Londrina para palestra sobre o seqüenciamento da bactéria Herbaspirillum seropedicae, responsável pela fixação de nitrogênio no milho, trigo, e outras culturas que compõem o sistema de rotação com a soja no Paraná.

Pedrosa vai falar sobre a maneira como vários genes identificados na bactéria Herbaspirillum seropedicae poderão ser semelhantes aos das bactérias que fixam nitrogênio na soja e no feijão. "Com isso, abrem-se perspectivas para incrementar a participação do processo biológico, diminuindo o investimento em fertilizantes nitrogenados e diminuindo em até 30% a dose de fertilizantes nitrogenados no milho e no trigo", diz a pesquisadora da Embrapa Soja, Mariângela Hungria, responsável pelo Laboratório de Biotecnologia do Solo.

Depois das palestras de Simpson e Pedrosa, Mariângela Hungria vai falar sobre o trabalho a ser realizado no Laboratório de Biotecnologia do Solo e as pesquisas que já estão em andamento. O laboratório está dotado com equipamentos de última geração e o corpo técnico já possui capacitação na área de biologia molecular.

Lebna Landgraf - MTb 2903 Embrapa Soja Telefone: (43) 371-6061 E-mail: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/